Secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Thales Fernandes, na inauguração da nova sede do IMA (Foto/Divulgação)
Em Uberaba para inauguração da nova sede da coordenadoria regional do IMA (Instituto Mineiro de Ageopecuária) nesta terça-feira (26), o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Thales Fernandes, fez defesa do setor rural brasileiro e alfinetou o Carrefour por críticas à qualidade da carne produzida no Mercosul.
"O agro mineiro vive um momento muito importante. As exportações bateram recordes em cima das commodities. Esse ano, nós já exportamos mais 14 bilhões de dólares para mais de 167 país. Mais de 210 produtos. Por isso, estamos incomodando muita gente que está falando que a nossa carne não é sustentável, quando estamos com a arroba batendo os R$ 360 devido ao trabalho para abertura de novos mercados", declarou.
O titular da pasta ainda ponderou que compromissos foram firmados para melhorar as condições de trabalho no campo e reverter a imagem negativa que os países europeus tentam atrelar ao agronegócio brasileiro. Por outro lado, o secretário argumentou que a Europa não tem uma preocupação sócio-ambiental verdadeira e apenas utiliza o discurso para tentar barrar a entrada dos produtos do Brasil.
"Essa pecha de trabalho escravo nas propriedades rurais do Brasil, nós temos que acabar com isso. Existe, mas quem faz isso não nos representa. Temos que trabalhar para consertar nossa imagem que querem macular. Tudo o que eles tão fazendo lá fora é pra poder transvestir de barreiras ambientais e sociais, mas é barreira comercial porque literalmente pela de medo de nós", salientou.
Em entrevista coletiva após a solenidade, o secretário manifestou acreditar que a questão está resolvida e superada, pois o próprio Carrefour já emitiu na manhã de hoje uma retratação oficial ao Brasil e recuou quanto aos questionamentos às carnes produzidas por países do Mercosul.