INCLUSÃO

Ambientes adaptados para autistas em estádios e ginásios de Uberaba são aprovados

Gisele Barcelos
Publicado em 04/10/2023 às 23:10
Compartilhar

Câmara Municipal aprovou ontem projeto de lei que prevê a destinação de ambientes adaptados para pessoas com autismo nos estádios e ginásios de Uberaba. A matéria foi aprovada e agora segue para sanção do Poder Executivo.

De iniciativa do vereador Tulio Micheli (SDD), o projeto estabelece que os estádios e ginásios que possuem salas reservadas ou camarotes devem ter, pelo menos, um desses espaços equipado com vidro que permita a visibilidade do evento e contenha o som externo. 

Para acesso aos ambientes adaptados, poderá ser apresentado documento de identificação com foto, acompanhado de atestado, laudo médico especificando a classificação internacional de doenças ou carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista.
Nos estádios e ginásios que não possuem salas reservadas ou camarotes, o texto prevê que seja fornecido fone abafador de extrema sensibilidade auditiva.

Também foi aprovado ontem outro projeto do vereador que autoriza alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a utilizar fones abafadores de ruídos dentro das salas de aula. 

A proposta estabelece que é necessária a comprovação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) mediante apresentação de laudo médico para ter direito à utilização de fones de ouvido, abafadores de ruídos e outros dispositivos auriculares dentro das salas de aula.

O projeto aprovado também estabelece que a autorização se estende a outros estudantes que apresentarem sensibilidade auditiva, desde que seja apresentado laudo médico que indique a necessidade de utilização dos dispositivos. 

Transparência. Ainda nesta semana, Tulio Micheli também conseguiu aprovar Projeto de Lei que visa promover a divulgação de informações relacionadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede de ensino do município.

Com a publicidade desse quantitativo, o parlamentar apontou que será possível identificar o que precisa ser aprimorado nas unidades de ensino municipais para atendimento ao público autista, principalmente quanto à destinação de profissionais de apoio para acompanhamento. “São muitas as escolas em Uberaba que não oferecem ao estudante autista um professor de apoio, figura essencial na educação da criança dentro do ambiente escolar”, finalizou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por