Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) divulgaram pesquisa em que cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. Segundo o estudo, o analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária.
A Contag não divulgou os métodos utilizados na pesquisa. Mas em Uberaba a realidade é bem melhor do que a situação mostrada pela Confederação da Agricultura. De acordo com o secretário municipal de Educação, José Vandir de Oliveira, dados apontam 6% de analfabetismo na cidade.
“Nós temos analfabetos sim, e o número maior está na zona rural. Eu respeito essa pesquisa, mas discordo. 40% é um número muito alto. Os poucos analfabetos que existem nesse país são pessoas idosas e que moram em locais de difícil acesso,” declara Vandir.
O secretário aponta programas como o Brasil Alfabetizado, parcerias com instituições privadas e projetos de educação de jovens e adultos que funcionam em Uberaba para eliminar a alfabetização.