O início da propaganda gratuita no rádio e televisão na próxima terça-feira (dia 17) concentrará a atenção do eleitor quanto aos candidatos e suas propostas. Essa percepção contribuirá para reduzir o altíssimo percentual de indecisos, bem como os que declinaram votos em branco ou nulos em pesquisas recentes. Análise é do governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato ao cargo, ao desembarcar ontem à tarde em Uberaba.
O tucano, que terá o maior tempo no horário eleitoral - 7min53s -, disse ter sido bem planejada a estratégia de estreia e dos primeiros programas. Os poucos detalhes externados conduzem para um retrospecto do trabalho feito em parceria com o antecessor Aécio Neves, divulgando as futuras metas de administração.
Defendendo desenvolvimento integrado do Estado, o governador, que busca a reeleição, considera que “a casa já está feita, precisamos agora mobiliar, comprar todo o enxoval e a louça, para não permitir que a estrutura caia”.
Ao discorrer sobre a prioridade na área agrícola, Anastasia defende articulação em torno do presidenciável José Serra (PSDB) para estabelecer preços mínimos para a safra, crédito ao produtor, equilíbrio para o meio ambiente e mais segurança jurídica no campo. O conjunto de medidas, segundo o governador, será capaz de garantir sustentabilidade ao agronegócio.
A comitiva do governador foi integrada pelo candidato a vice Alberto Pinto Coelho (PP), os ex-governadores e aspirantes ao Senado Aécio Neves e Itamar Franco (PPS) e, ainda, os deputados Fahim Sawan (PSDB), Narcio Rodrigues (PSDB) e Marcos Montes (DEM).
Do aeroporto, os tucanos se deslocaram até o calçadão da Artur Machado, para caminhada e lanche rápido. Visivelmente mais magro, Antonio Anastasia discursou, assegurando a vinda do gasoduto até Uberaba. Segundo ele, a Cemig está finalizando acordos que darão suporte à instalação da fábrica de amônia e ureia, reduzindo os preços dos insumos e custo da produção de fertilizantes no Brasil. Após 62 minutos na cidade, o governador e equipe seguiram para Uberlândia.