PROJETO

Apesar da visita em julho, Unesco decide sobre chancela do geoparque só em 2024

Gisele Barcelos
Publicado em 20/06/2023 às 21:07
Compartilhar

Embora comitiva da Unesco seja esperada no próximo mês em Uberaba, a decisão sobre a chancela ou não do geoparque local só deverá ser anunciada no início do próximo ano. A informação é da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paula Cusinato, que detalhou os próximos passos após a avaliação in loco prevista para ser realizada por representantes da entidade em julho.

Segundo a dirigente do conselho, após a visita a Uberaba, os integrantes da comitiva da Unesco desenvolverão os relatórios sobre o geoparque para remeter à equipe central da Unesco na França. O levantamento passará pela avaliação da entidade internacional e o resultado está previsto para ser comunicado até abril de 2024.

Cusinato explicou que existem três posicionamentos da Unesco. Além da resposta imediata positiva ou negativa, a entidade pode solicitar que sejam feitas melhorias, para uma nova avaliação depois de dois anos. No entanto, a conselheira ressaltou que o empenho é para cumprir todos os critérios e ter a chancela do geoparque aprovada de imediato.

Caso o projeto de Uberaba seja chancelado, a presidente do Conselho Municipal de Turismo manifestou que haverá um acompanhamento periódico da Unesco. “A cada quatro anos, os representantes da entidade voltam à localidade e reavaliam os territórios para verificar os avanços”, posicionou.

Até o momento, cinco geoparques já foram chancelados no Brasil. Os dois últimos foram na região Sul e os outros estão em cidades do Nordeste. “Se formos aprovados, seremos os primeiros de Minas e da região Sudeste”, ressaltou.

Para saber como funcionam outros geoparques no mundo, um grupo de Uberaba realizou visita técnica, na semana passada, a Portugal para conhecer a estrutura do Arouca Geopark, que tem 15 anos de existência e é considerado referência em gestão.
Na ocasião, o grupo pôde aprender mais sobre o formato e verificar boas práticas que podem ser utilizadas na implantação do geoparque local, inclusive com estratégias para ampliar as oportunidades na cadeia turística. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por