ABAIXO DO ESPERADO

Aprovação de Lula cai abaixo de 50% pela primeira vez desde 2023, revela pesquisa

Publicado em 08/03/2024 às 08:43
Compartilhar

Uma nova pesquisa de opinião, realizada pela Atlas/Intel e divulgada nesta quinta-feira (7/3), apresentou um cenário desafiador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os dados, sua aprovação sofreu uma queda significativa em março, em comparação com a pesquisa anterior de janeiro. Pela primeira vez desde o início da série em janeiro de 2023, o percentual de entrevistados que aprovam o desempenho de Lula ficou abaixo de 50%, quase empatando com a parcela que declarou desaprovação.

A pesquisa revela que a fatia do eleitorado que aprova o governo como um todo é agora menor do que a que desaprova, uma inversão que só foi registrada em novembro do ano passado. Além disso, Lula mantém uma imagem mais positiva do que seu antecessor em uma lista de 16 políticos conhecidos nacionalmente.

Dos entrevistados, 47,4% declararam aprovar o desempenho do presidente Lula, uma queda de mais de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro/24 (52%), estando acima da margem de erro. A desaprovação do desempenho presidencial também cresceu, passando de 43% (em janeiro) para 46%, também acima da margem de erro. A parcela que não soube ou não quis responder somou 7%.

No que diz respeito à percepção sobre o governo Lula como um todo, houve uma inversão de expectativas mais pela queda no percentual dos que aprovam do que pelo aumento do grupo dos que não aprovam. Enquanto o percentual de ruim e péssimo variou pouco, de 39% para 40,6%, dentro da margem de erro, o conjunto de eleitores que considera o governo como bom ou ótimo caiu de 42% para 38,1%, uma variação fora da margem de erro da pesquisa. Para 18,2%, o governo é considerado regular.

A pesquisa também destacou que a maior preocupação dos brasileiros atualmente é a segurança pública, área em que a gestão Lula é mais mal avaliada. Para metade dos entrevistados, o desempenho do governo federal nessa área é péssimo, enquanto 16% o consideram ruim, totalizando uma desaprovação de 66% dos entrevistados. Apenas 24% avaliaram esse desempenho como bom (12%) ou ótimo (12%).

Em relação à comparação entre os governos de Lula e de seu antecessor, Jair Bolsonaro, a pesquisa mostra que a situação ainda é favorável ao atual presidente. Lula supera Bolsonaro em todas as áreas pesquisadas, embora a menor diferença tenha sido registrada no quesito segurança pública, em que a atuação do atual presidente é considerada melhor que a do antecessor por 46% dos entrevistados, contra 43% que consideram o desempenho pior nessa comparação.

As áreas em que Lula recebeu melhores avaliações positivas foram direitos humanos e igualdade racial (33%), redução da pobreza e políticas sociais (31%), relações internacionais (29%) e meio ambiente (28%). No entanto, em todos os recortes, o percentual de ruim/péssimo é maior do que o do conjunto bom/ótimo.

Os pesquisadores também investigaram as expectativas dos brasileiros em relação ao futuro do país. A maioria dos entrevistados (50%) acredita que a situação econômica vai melhorar nos próximos seis meses, embora 53% considerem a situação atual como ruim. Esse otimismo, no entanto, já foi maior em novembro do ano passado, quando 54% apostavam em uma melhora econômica em um prazo de seis meses.

A pesquisa também analisou a percepção do eleitor em relação à imagem dos políticos brasileiros mais conhecidos nacionalmente. Nesse ponto, apenas um nome obteve resultados predominantemente positivos: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Lula e Bolsonaro receberam avaliações mistas, enquanto o presidente da Câmara, Arthur Lira, teve uma avaliação negativa por parte da maioria dos entrevistados.

O levantamento foi realizado com 3,1 mil eleitores em todo o país, entre os dias 2 e 5 de março, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por