O empreendimento será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, sendo a primeira em operação no Sudeste e a quarta no Brasil (Foto/Divulgação)
Na Holanda, em evento voltado à sustentabilidade, a prefeita Elisa Araújo (PSD) assinou oficialmente o contrato para a instalação de uma planta de hidrogênio e amônia verdes em Uberaba com a H2Brazil. Ela está no país europeu acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, para o World Hydrogen Summit. O investimento histórico de R$ 7,8 bilhões representa o maior aporte privado já recebido pelo município e posiciona a cidade como referência nacional em energia limpa.
Em comunicado enviado à imprensa, a Prefeitura de Uberaba informou que detalhes do contrato devem ser repassados ao longo do dia, uma vez que a assinatura oficial aconteceu há pouco.
O empreendimento será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba — a primeira em operação no Sudeste e a quarta no Brasil — e deverá gerar cerca de 1.000 empregos diretos. O projeto é liderado pelo H2Brazil, uma parceria entre Brasil e Alemanha coordenada pela agência alemã GIZ, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da ApexBrasil.