DESPERDÍCIO?

Ativista denuncia possível perda de 3,6 mil testes de Covid-19

Ao contrário da denúncia, secretaria diz que retomou testagem de toda a população em julho e que até janeiro todos os testes, prestes a vencer, serão usados

Gisele Barcelos
Publicado em 14/12/2024 às 18:07
Compartilhar

Secretaria de Saúde estaria com cerca de 4 mil testes em estoque com validade até janeiro e com aplicação de menos de 50 por semana (Foto/Reprodução)

Risco de perda de mais de 3.600 testes de Covid-19 em Uberaba é alvo de denúncia nas redes sociais. A validade dos insumos encerra em janeiro de 2025, porém, o estoque pode não ser utilizado até o fim do prazo se for mantida a média de testagem observada nos últimos meses. Secretaria Municipal de Saúde assegurou que o material será consumido dentro do período.

O questionamento sobre o vencimento e descarte dos testes de Covid-19 foi feito pelo ativista Jurandir Ferreira. Em relatório postado nas redes sociais, ele revelou que o município tem, aproximadamente, quatro mil testes com validade até janeiro de 2025 e o estoque não deverá ser utilizado nas próximas semanas.

Segundo Ferreira, a testagem no município está restrita a grupos prioritários. Com isso, nos últimos meses, a média observada foi de realização de apenas 45,8 testes por semana. “Estamos correndo sério risco de termos testes de Covid-19 perdendo a validade. Até o final de janeiro, teremos oito semanas. Pela média, usaremos aproximadamente 370 testes nesse intervalo. Se temos quatro mil testes vencendo em meados de janeiro/25, deverão ser incinerados ou descartados 3.634 testes”, alertou.

De acordo com o ativista, já houve orientação para a volta da realização da testagem em massa na cidade, porque a remessa do insumo foi regularizada pelo Ministério da Saúde e existe estoque suficiente para suprir a demanda.

Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria de Saúde posicionou que a restrição da testagem para grupos prioritários ocorreu no início de 2024 porque houve escassez do insumo. Ainda segundo a pasta, com a normalização do abastecimento, a testagem em massa de toda a população foi retomada a partir de julho.

Em relação ao baixo número de testes realizados nos últimos meses, a Secretaria de Saúde argumentou que foi devido à baixa demanda, mas a tendência é que a procura por testes cresça em dezembro e janeiro devido às festividades de final de ano e viagens.

Desta forma, a pasta manifestou que a previsão é que todos os testes com vencimento próximo sejam utilizados em dezembro e janeiro, sem perdas. Ainda conforme a pasta, os insumos com validade até 31 de janeiro já foram distribuídos às unidades básicas de saúde e estão em uso para atender à demanda. “Dos quatro mil testes com validade até janeiro/2025, cerca de 250 foram destinados para cada unidade, quantitativo adequado para a demanda de cada área de atendimento”, finaliza a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por