Sábado aconteceu o Dia D contra a Dengue nos bairros Girassóis e Copacabana, com grande mobilização de agentes (Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o público alvo para testagem rápida da dengue será ampliado. A partir de segunda-feira (24), todas as unidades irão testar pacientes dentro da janela temporal de sintomas, ou seja, do primeiro ao terceiro dia de sintomas. Anteriormente, estavam sendo testados usuários do Grupo B (condições especiais, risco social ou comorbidades).
Além disso, para otimizar o atendimento na rede de saúde, a unidade referência CeDengue será reaberta na terça-feira (25). A CeDengue funcionará na Unidade Regional de Saúde (URS) Boa Vista, das 7h às 17h, de segunda a sexta. O local contará com atendimento médico e de enfermagem. O paciente será acolhido sob livre demanda e terá acesso a serviços como testagem, aferição dos sinais vitais, hidratação e medicamentos. A URS Boa Vista está localizada na rua Doutor Adilson Resende Facure, 321.
Nesta semana, Uberaba recebeu uma nova remessa de testes rápidos, com 6 mil unidades. Os testes estão sendo repassados para as unidades de saúde, conforme a necessidade de cada uma. A SMS reforça que segue monitorando o cenário do município, para tomada de decisões assertivas. Ressalta ainda a importância da eliminação dos criadouros e a busca por atendimento médico ao surgirem os sintomas.
Dia D
Sábado (22), Dia D contra a Dengue foi realizado nos bairros Parque dos Girassóis 1 e Copacabana e contou com vários agentes de saúde e ainda servidores de outros setores da Prefeitura nas ações de prevenção da doença e de combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre as atividades, realizadas das 8h às 12h, foram feitas panfletagem educativa, visitas residenciais, aplicação de inseticida com bombas costais, mutirão de limpeza para retirada de materiais que possam acumular água e vacinação de adolescentes.
A iniciativa faz parte da estratégia Minas Unida Contra o Aedes, implementada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que propõe a execução de ações conjuntas nos municípios mineiros para combater o mosquito. Durante o verão, período de maior incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem a reprodução do inseto, tornando essencial a intensificação de medidas preventivas.