(Foto: Arquivo JM)
Após Celso Neto ser exonerado do cargo de secretário de Educação ontem e reassumir a cadeira na Câmara Municipal, Prefeitura comunicou, por meio de nota, que o projeto de revisão do plano de carreira do magistério foi protocolado para análise do Legislativo.
Conforme o texto distribuído à imprensa, a secretária de Educação, Juliana Petek, entregou pessoalmente o projeto ao presidente da Câmara, vereador Fernando Mendes (MDB), no fim do dia. O ato foi acompanhado pelo ex-titular da pasta.
De acordo com as informações da Prefeitura, foram enviados dois projetos ao Legislativo: um exclusivo sobre as disposições gerais do Plano de Carreira e outro específico sobre aposentadoria e previdência dos profissionais do magistério.
As proposições entraram em tramitação na sessão de ontem, após a apreciação em primeiro turno do orçamento municipal do ano que vem. Os projetos agora serão submetidos à análise das comissões. Só depois serão colocados na pauta de votação do Legislativo.
O Executivo pretende solicitar uma sessão extraordinária para que o plano seja votado ainda este ano, mas ainda não há confirmação quanto à data.
Durante a sessão, professores fizeram manifesto silencioso e levantaram cartazes para cobrarem que a revisão do plano de carreira seja discutida com a categoria em audiência pública.
A Administração Municipal informou que serão realizadas duas sessões de tira-dúvidas com os profissionais do Magistério e a equipe técnica da Secretaria da Educação para a apresentação dos principais pontos do projeto e discussões acerca das mudanças.
Os eventos serão realizados a partir das 18h nas escolas municipais Boa Vista e Santa Maria, respectivamente, na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15). Para participar, é necessária uma inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/h556UFsqzjXWTpj67.