MISSÃO GEOPARQUE

Avaliadores da Unesco conhecem o museu e a história do gado zebu

Gisele Barcelos
Publicado em 27/07/2023 às 00:14
Compartilhar

Avaliadores da Unesco ontem no Parque Fernando Costa, onde conheceram o Geossítio ABCZ (Foto/Divulgação)

Dando continuidade à missão técnica para avaliação do Geoparque Uberaba, avaliadores da Unesco visitaram ontem o Museu do Zebu e percorreram o Parque Fernando Costa para conhecerem a arquitetura do local e a história de desenvolvimento das raças zebuínas.

Ao recepcionar a delegação da Unesco, vice-presidente e diretora do Museu do Zebu, Ana Cláudia Mendes Souza, ressaltou a relevância histórica do local e, também, a expectativa da chancela do Geoparque Uberaba. “Fazer parte de um projeto que trará mais turistas, mais empregos, mais cultura e mais oportunidades é uma imensa alegria. Temos a certeza de que o estado de Minas Gerais e o Brasil se unem na mesma torcida, para que o ‘Geoparque Uberaba’ seja reconhecido mundialmente. Nosso patrimônio completará 105 anos de história em 2024. Nosso desejo é celebrar com mais uma boa notícia”, disse.

Na visita, o avaliador Artur Agostinho de Abreu e Sá afirmou que, até o momento, o balanço da missão técnica em Uberaba é positivo. “É uma imensa satisfação quando os avaliadores chegam no lugar e encontram a população completamente comprometida com o projeto. Encontramos aqui um exemplo para ser reportado”, declarou.

A delegação ontem também esteve nos geossítios Agronelli e Serra da Galga para conhecerem os projetos que serão desenvolvidos em cada local. O itinerário contou ainda com uma visita à Casa de Lembranças e Memórias Chico Xavier.

No segundo dia, a agenda da delegação foi concentrada em pontos históricos do centro da cidade. Os avaliadores conheceram as apresentações dos ternos de congado e moçambique no Geossítio Igreja São Domingos e depois seguiram para o Geossítio Santa Rita, na Biblioteca Municipal de Uberaba. Também foram visitados na terça-feira (25) o Museu de Arte Sacra (MAS), na igreja Santa Rita; o Sítio Histórico Fundição Artística de Sinos de Uberaba (Fasu) e o Mercado Municipal.

A comitiva ainda esteve no Geossítio Univerdecidade, com uma visita ao Parque Linear João Gilberto Ripposati. No Mirante do Parque foi realizada uma apresentação cultural de Hip Hop, com as crianças do Talentos Cidadania e Toi Rap.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por