Lombada eletrônica (Foto/Daniel Castellano/SMCS)
Barreiras eletrônicas devem estar em funcionamento até o fim do ano para intensificar o controle de velocidade nas avenidas principais da cidade. A expectativa é do superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Rosa Carmelito, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM esta semana.
Carmelito ressaltou que a decisão de implantar as barreiras eletrônicas está tomada e a instalação dos equipamentos agora dependerá do prazo do processo licitatório. “A nossa perspectiva e o empenho é que ainda neste ano esteja tudo certo, mas depende da licitação”, salientou.
O superintendente salientou que o termo de referência para a contratação dos equipamentos já está concluído. Entretanto, ainda não foi publicado o edital para dar pontapé no processo.
Segundo o projeto elaborado, Carmelito adiantou que 12 locais deverão receber as barreiras eletrônicas. O superintendente revelou que, pelo menos, quatro pontos de aferição de velocidade estão previstos na avenida Dona Maria de Santana Borges.
O restante das barreiras será distribuído entre as avenidas da Saudade, Nenê Sabino, Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira e João XXIII. “Os lugares estão preestabelecidos, as posições [nas vias] vamos definir posteriormente”, salientou.
Por enquanto, o município optou pelo uso somente das barreiras eletrônicas para a fiscalização do limite de velocidade no trânsito. Conforme o superintendente, não é cogitado no momento reativar os radares tradicionais.
Como alternativa aos radares, a barreira ou lombada eletrônica funciona por meio da instalação de dois sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem de veículos. Esses sensores são conectados a uma central que, por sua vez, determina o grau da velocidade. Os aparelhos também possuem tecnologia que permite a notificação automática dos motoristas que dirigirem acima do permitido na via.
A instalação das barreiras eletrônicas é estudada desde o ano passado. A princípio, a proposta era implantar o equipamento de controle de velocidade em 29 pontos em Uberaba.