POLÍTICA

Beneficiários uberabenses perderão Bolsa Família

Cerca de 250 beneficiários do Bolsa Família podem ser extintos do programa este mês, caso não atualizem dados junto à Secretaria de Desenvolvimento Social

Gisele Barcelos
Publicado em 10/01/2010 às 18:01Atualizado em 20/12/2022 às 08:37
Compartilhar

Cerca de 250 beneficiários do Bolsa Família podem ser extintos do programa este mês, caso não atualizem dados junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).  O pagamento já está bloqueado desde novembro e será cancelado a partir de fevereiro se não for feito o recadastramento.

De acordo com a coordenadora do núcleo de assistentes sociais, Vânia Guarato, o aviso começou a ser dado em maio no boleto de pagamento. Ao todo, 3.756 famílias foram convocadas para a revisão do cadastro. Desse número, 608 foram excluídas após o recadastramento porque estavam com renda superior ao limite do Bolsa Família.

Quanto aos 4.169 beneficiários do programa em Uberaba que caíram na malha fina do Tribunal de Contas da União (TCU), a coordenadora informa que aproximadamente 200 famílias passaram por avaliação. Segundo Vânia, das pessoas visitadas pela equipe da Seds, 80% já não estavam recebendo o benefício há mais de dois anos. “O governo pediu revisão para eliminar esses nomes do cadastro”, acrescenta.

A coordenadora explica que os dados coletados do restante dos beneficiários foram enviados para o governo federal, que vai avaliar sobre a retirada ou não do Bolsa Família. Conforme Vânia, ainda existem cerca de 4 mil pessoas para serem verificadas, entretanto algumas já passaram pelo recadastramento no fim do ano passado e as informações serão enviadas automaticamente.

Auditoria realizada pelo TCU apontou 2,2 milhões de divergências em cadastro do Bolsa Família. O trabalho é feito com base no cruzamento de dados com informações do Ministério do Trabalho e até do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Foram constatados desde casos simples de falta de documentos ou dados desatualizados, a pessoas que recebiam aposentadorias e outros rendimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por