Prefeitura elabora traçado diante da cobrança de vereadores junto ao governo federal para a implantação completa do projeto, previsto para Uberaba com seis terminais
O novo traçado do BRT utilizaria trechos já implantados, como a avenida da Saudade, para interligar as regiões norte e sul (Foto/Reprodução/Google Street View)
Para interligar o eixo Norte-Sul do BRT, a Prefeitura estuda a implantação de novo corredor do transporte coletivo pelas avenidas Nenê Sabino e Fidélis Reis. A informação é do secretário adjunto de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Claudinei Nunes, que falou ontem à Rádio JM sobre a proposta apresentada pelo Legislativo para construir mais dois terminais de integração de ônibus.
Em ofício enviado ao Ministério das Cidades no mês passado, os vereadores Samuel Pereira (MDB) e Almir Silva (União) manifestaram que o projeto original do BRT previa um total de seis terminais de ônibus em Uberaba, mas somente quatro já foram construídos e entraram em operação. Desta forma, os parlamentares pediram apoio do governo federal para completar o último corredor do sistema e implantar os dois terminais restantes, sendo um no bairro Amoroso Costa e outro no Parque das Américas.
De acordo com o adjunto, a proposta de concluir o último eixo do projeto original do BRT é viável, mas houve algumas dificuldades com relação ao percurso. Ele salientou que foi ventilada a possibilidade de fazer o trajeto do corredor Sul pelas avenidas Santos Dummont e Santa Beatriz, mas isso está descartado. “Está fora de cogitação. Não tem necessidade de passar por essas vias”, disse.
Nunes adiantou que o estudo deverá focar um trajeto pela avenida Nenê Sabino com ligação direta na avenida da Saudade para integrar a região Sul ao centro da cidade, bem como um troncal secundário passando pela avenida Antônio Rios até chegar ao terminal da Univerdecidade. “Já temos um desenho que está sendo trabalhado”, salientou.
Quanto ao terminal no Parque das Américas, o secretário adjunto afirmou que existem áreas públicas disponíveis próximas ao Memorial Chico Xavier que poderiam abrigar a estrutura para atender a região do Recreio dos Bandeirantes, Laranjeiras, Ilha de Marajó e Copacabana, entre outros.
Já para o eixo Norte, Nunes acrescentou que está sendo analisada a possibilidade de um trajeto pelas avenidas Fidélis Reis, Odilon Fernandes e Abel Reis até chegar ao Amoroso Costa, onde é proposto o terminal de integração.
Segundo o adjunto, a princípio, não haveria necessidade de faixa exclusiva de ônibus no novo corredor Norte-Sul, porém ele salientou que podem ocorrer mudanças após a implantação devido à análise do tráfego.
O primeiro eixo no BRT, na avenida Leopoldino de Oliveira, começou a operar em 2015, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). Os outros corredores entraram em funcionamento em 2018, englobando as avenidas da Saudade, Dona Maria de Santana Borges, Abílio Borges, Guilherme Ferreira e a rua Bento Ferreira.