Autor do projeto, Diego Fabiano disse que a intenção é disseminar a acessibilidade nas redes sociais e sítios eletrônicos de toda a Administração Pública Municipal para narrar de modo pormenorizado as imagens das publicações (Foto/Divulgação)
Foi aprovado ontem projeto que estabelece o uso de hashtag específica para facilitar o acesso à informação de deficientes visuais em publicações nas redes sociais da Administração Pública direta e indireta.
A proposição prevê que as postagens deverão conter a identificação na legenda, junto com a descrição da imagem, a ordem natural de escrita e leitura ocidental, a informação das cores, os elementos da foto, de modo a criar uma sequência lógica de compreensão da imagem. De acordo com o texto, a imagem deverá ser descrita sem quaisquer julgamentos ou opiniões.
Na justificativa, o autor da iniciativa, Diego Fabiano de Oliveira (DC), posicionou que a intenção é disseminar a acessibilidade nas redes sociais e sítios eletrônicos de toda a Administração Pública Municipal para narrar de modo pormenorizado as imagens das publicações, permitindo a apreciação dos deficientes visuais. “A descrição consiste em uma tradução para transformar imagens em palavras, obedecendo-se a critérios de acessibilidade, em respeito às características do público ao qual se destina”, continua o texto.