A reportagem “A Cidade dos Espíritos”, publicada há quinze dias na revista Veja, repercutiu de forma negativa no plenário da Câmara esta semana. O jornalista Alexandre Salvador irá receber moção de repúdio proposta por Luiz Dutra (PDT), aprovada com voto contrário de Jorge Ferreira (PMN).
No documento, o vereador alega que o município foi retratado como se fosse uma vila assombrada de faroeste, proporcionando a visão de lugar pacato, onde nada acontece. A descrição feita pelo jornalista remete apenas às atividades espíritas, entremeadas por uma exposição de gado permanente.
Dutra informa que Uberaba está em pleno desenvolvimento, possuindo perfil universitário, sendo também detentora de um dos maiores polos industriais do Brasil. O documento referencia a Fosfertil como líder na América Latina na produção de fertilizantes e a UFTM entre as instituições de ensino superior instaladas na região.
A consolidação como cidade-polo, no texto do vereador, é externada pela referência mundial do gado zebu, sediando uma das maiores centrais de inseminação pecuária no país. Luiz Dutra também argumenta a vinda do gasoduto Bolívia-Brasil e da instalação em breve da zona de Processamento de Exportação (ZPE). Encerra a correspondência informando o contingente populacional de 300 mil habitantes e as demais expressões de fé praticadas no município.