PRÓXIMO ANO

Câmara cobra e PMU diz que Cras da Vila Paulista abre só em 2024

Requerimento aprovado no Legislativo pede esclarecimentos sobre os motivos que levam a unidade a estar fechada há mais de seis meses; ao JM, a Seds diz que fará um contrato de locação sob medida para uma nova sede

Gisele Barcelos
Publicado em 12/08/2023 às 18:28Atualizado em 12/08/2023 às 19:27
Compartilhar

A sede do Cras da Vila Paulista foi interditada após a verificação de retorno de esgoto e a constatação de inúmeras infiltrações (Foto/Divulgação)

Com prédio do Cras Vila Paulista fechado desde o início do ano, Legislativo aprovou requerimento para cobrar posicionamento da Prefeitura sobre a previsão para a reabertura da unidade. Em nota, a Administração Municipal informou à reportagem do Jornal da Manhã que a nova sede do serviço deve ser entregue até o início de 2024.

De autoria da vereadora Rochelle Gutierrez (PP), o requerimento aprovado na Câmara solicita esclarecimentos sobre os motivos para o Cras Vila Paulista permanecer fechado depois de mais de seis meses. Além disso, a parlamentar pediu informações sobre as medidas adotadas para suprir a demanda da comunidade do bairro desde a interrupção dos serviços do Cras.

Após o fechamento da unidade no início do ano, a Prefeitura anunciou que estava procurando imóvel para alugar e abrigar o serviço, para o retorno das operações em novo endereço até abril, o que não se confirmou até agora.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social posicionou que, desde a interdição do antigo prédio do Cras Vila Paulista, buscou outro imóvel para resolver a questão com agilidade. No entanto, a pasta ressaltou que não encontrou um local adequado para abrigar a unidade de forma definitiva. “Nenhum espaço disponível para locação encontrado naquele território, predominantemente residencial, atende às exigências de acessibilidade”, justificou.

Diante disso, a Secretaria manifestou que deu início a tratativas para viabilizar a nova sede do Cras Vila Paulista por meio de um contrato de locação sob medida. “Trata-se de ajuste por meio do qual o particular-locador constrói em conformidade com a necessidade do locatário, nesse caso a Administração Pública. A expectativa é entregar a nova sede do Cras Vila Paulista até o início do próximo ano”, informou a pasta.

Quanto à antiga sede interditada, a pasta declarou que foi feita uma análise técnica e descartada a adequação do prédio, pois existem problemas estruturais que afetam toda aquela parte do bairro e não somente o imóvel. “Devido ao comprometimento da rede de drenagem pluvial da região do Cras Vila Paulista, constatou-se que não é viável reformar o imóvel”, encerra a nota.

Com a reforma descartada, ainda não há informação de qual será o destino do antigo prédio do Cras Vila Paulista. O local foi interditado no fim de janeiro, em meio a denúncias de problemas estruturais, como retorno do esgoto e mofo nas paredes e no teto. Diante da situação, os atendimentos foram transferidos para outro Cras, localizado no bairro Chica Ferreira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por