Com instauração de procedimento interno para investigação administrativa sobre suposto crime de racismo e injúria racial contra diretora de escola municipal em Uberaba, a Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal tem a primeira oitiva programada para acontecer ainda esta semana.
Durante a sessão de terça-feira (5), o presidente da comissão, vereador Eloísio dos Santos (PTB), afirmou que o primeiro passo do grupo será ouvir a diretora que denunciou ter sofrido ato de racismo. A coleta de depoimento da educadora está agendada para quinta-feira (7). “A partir daí vamos começar a ouvir [outras pessoas envolvidas] para apurar todos os fatos que aconteceram”, acrescentou.
Diretora de escola municipal no Parque São José, Gladys Roberta Silva Evangelista, apresentou denúncia ao vereador Wander Araújo (PODE) e alegou que estaria sofrendo com injúria racial no estabelecimento de ensino há mais de um ano.
Segundo relatos do parlamentar, a diretora relatou que recebeu uma cesta de café da manhã com produtos mofados, mordidos e uma banana em cima. As ameaças seriam para que ela deixasse o cargo de direção da escola municipal. A situação teria levado a profissional a sofrer com problemas psicológicos, recorrendo a tratamento médico para seguir trabalhando. As ações teriam afetado, inclusive, o seu quadro físico, com perda de peso.
Autor do requerimento que solicitou a apuração do caso, Wander manifestou que acompanhará os trabalhos da comissão e espera que os culpados sejam punidos, inclusive se for constatado que houve omissão na Prefeitura para coibir as ofensas contra a diretora.
Entenda o caso: Vereador leva ao Legislativo denúncia de racismo contra diretora de escola municipal