Vereador Caio Godoi, vice-presidente da CEI, retirou a assinatura do relatório final e pode apresentar conclusão em separado (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Em meio a questionamentos de vereadores sobre a revogação do decreto que criou a cobrança da tarifa de lixo atrelada ao consumo de água, a Câmara Municipal manteve na pauta da sessão desta segunda-feira (20) a leitura do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada para apurar o contrato do gerenciamento regional dos resíduos sólidos.
Depois da revogação do decreto que instituiu a cobrança da Tarifa de Manejo dos Resíduos Sólidos na última semana, houve repercussão na Câmara Municipal e o vice-presidente da CEI, Caio Godoi (PP), comunicou em plenário que um ofício seria enviado ao Executivo para cobrar informações sobre a medida.
O parlamentar também declarou que retiraria a assinatura do relatório final da CEI. A decisão levantou especulações nos bastidores políticos de que um relatório apartado seria apresentado por Caio. A reportagem do Jornal da Manhã tentou contato com o vereador, mas, até o fechamento desta edição, ele não informou se preparou um documento separado do restante da comissão para ler em plenário na sessão de amanhã.
Os detalhes sobre o resultado da apuração e o conteúdo do relatório final da CEI ainda não foram divulgados, mas o presidente da comissão, Luiz Carlos Donizete da Silva (PMN), já adiantou que o documento será encaminhado para análise tanto do Ministério Público Estadual quanto do Ministério Público Federal devido à participação da Caixa Econômica Federal no processo e o envolvimento de outros municípios no contrato de concessão.
Além da leitura da conclusão da CEI, três projetos estão na pauta para votação em plenário nesta segunda-feira (20) e todas as propostas são de autoria do Legislativo.
Entre as proposições está iniciativa da vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) para assegurar a presença de profissionais de enfermagem obstétrica em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada no Município.
Outra proposta na pauta é de autoria da vereadora Luciene Fachinelli (União) e pretende instituir uma política municipal de combate ao racismo em estádios e nas Arenas Esportivas, jogos amadores, jogos estudantis e demais competições em Uberaba.
Já o vereador Tulio Micheli (PSDB) apresentou projeto que trata sobre a permanência de ambulância nos locais de realização de provas para vestibular, concursos e demais eventos similares no município.