QUERO SEU VOTO

Candidatos miram indecisos e mostram apoios no último programa em rádio e TV

Gisele Barcelos
Publicado em 03/10/2024 às 21:36Atualizado em 04/10/2024 às 08:04
Compartilhar

Candidatos (Foto/Divulgação)

Último dia do programa eleitoral, foi marcado por apelo aos indecisos e mensagens de apoiadores políticos a candidatos de Uberaba. O horário eleitoral gratuito referente ao primeiro turno teve início em 30 de agosto e terminou nesta quinta-feira (3).

Candidata à reeleição, a prefeita Elisa Araújo (PSD) aproveitou o tempo da propaganda eleitoral para veicular mensagens de apoio gravadas pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e também pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que é um dos nomes cotados para a corrida presidencial em 2026. O programa também apresentou declarações de pessoas enaltecendo a atual gestão.

 Já o prefeitável Anderson Adauto (PV) focou o conteúdo em propostas do plano de governo, aproveitando o espaço para fazer menção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citar os compromissos alinhados com o governo federal e encerrar com apelo ao voto dos indecisos.

No caso de Samir Cecílio (PL), não houve citação direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante o programa eleitoral de ontem. Porém, ele ressaltou o mote defendido pelo líder político para se colocar como única candidatura do segmento da direita e pediu o apoio dos eleitores para apresentar o nome dele para quem ainda estivesse em dúvida sobre o voto no domingo (6).

Os programas de Tony Carlos (MDB) e Paulo Piau (PSDB) foram os únicos ontem que tiveram participação da figura dos candidatos a vice, Franco Cartafina (PP) e José Renato Gomes (PSDB).

Tony utilizou o tempo no horário eleitoral gratuito para defender melhorias nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, além de criticar falta de verbas para instituições sociais como asilos.

Somente Piau fez ataques nominais à atual gestora. Citando o investimento da cervejaria Petrópolis e outros empreendimentos conquistados durante o período em que ele esteve à frente do Executivo, o programa questionou onde estão as empresas que a prefeita anunciou ter trazido para a cidade.

Por mais de um mês, eleitores ouviram e assistiram à apresentação de propostas e da campanha dos candidatos em uma programação dividida em dois blocos diários, de 10 minutos cada um, de segunda-feira a sábado. No rádio, o horário foi de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, entre 13h e 13h10 e entre 20h30 e 20h40.

O horário gratuito também contou com inserções, ou seja, um tempo reservado no intervalo da programação das emissoras. Foram 70 minutos diários de inserções. Desse tempo, 60% – o equivalente a 42 minutos – foi reservado aos candidatos às Prefeituras. Os 40% restantes – ou 28 minutos – foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.

Em caso de segundo turno, o horário eleitoral será retomado e exibido entre os dias 11 e 25 deste mês nas cidades em que a disputa avançar para decisão em 27 de outubro. 

 

Sem comícios, campanhas podem seguir com carreatas e distribuição de impressos

Também encerrou ontem o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até as 2 horas.

As regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral. O período para a realização de debates no rádio e na televisão também terminou ontem.

Por outro lado, os candidatos a prefeito e a vereador podem continuar distribuindo material gráfico e promovendo carreatas ou passeatas até a véspera do pleito, sábado (5).

Conforme a legislação, a distribuição de material gráfico e a realização de caminhada, carreata ou passeata acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio são permitidas até 22h de amanhã. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por