Candidatos (Foto/Divulgação)
Último dia do programa eleitoral, foi marcado por apelo aos indecisos e mensagens de apoiadores políticos a candidatos de Uberaba. O horário eleitoral gratuito referente ao primeiro turno teve início em 30 de agosto e terminou nesta quinta-feira (3).
Candidata à reeleição, a prefeita Elisa Araújo (PSD) aproveitou o tempo da propaganda eleitoral para veicular mensagens de apoio gravadas pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e também pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que é um dos nomes cotados para a corrida presidencial em 2026. O programa também apresentou declarações de pessoas enaltecendo a atual gestão.
Já o prefeitável Anderson Adauto (PV) focou o conteúdo em propostas do plano de governo, aproveitando o espaço para fazer menção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citar os compromissos alinhados com o governo federal e encerrar com apelo ao voto dos indecisos.
No caso de Samir Cecílio (PL), não houve citação direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante o programa eleitoral de ontem. Porém, ele ressaltou o mote defendido pelo líder político para se colocar como única candidatura do segmento da direita e pediu o apoio dos eleitores para apresentar o nome dele para quem ainda estivesse em dúvida sobre o voto no domingo (6).
Os programas de Tony Carlos (MDB) e Paulo Piau (PSDB) foram os únicos ontem que tiveram participação da figura dos candidatos a vice, Franco Cartafina (PP) e José Renato Gomes (PSDB).
Tony utilizou o tempo no horário eleitoral gratuito para defender melhorias nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, além de criticar falta de verbas para instituições sociais como asilos.
Somente Piau fez ataques nominais à atual gestora. Citando o investimento da cervejaria Petrópolis e outros empreendimentos conquistados durante o período em que ele esteve à frente do Executivo, o programa questionou onde estão as empresas que a prefeita anunciou ter trazido para a cidade.
Por mais de um mês, eleitores ouviram e assistiram à apresentação de propostas e da campanha dos candidatos em uma programação dividida em dois blocos diários, de 10 minutos cada um, de segunda-feira a sábado. No rádio, o horário foi de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, entre 13h e 13h10 e entre 20h30 e 20h40.
O horário gratuito também contou com inserções, ou seja, um tempo reservado no intervalo da programação das emissoras. Foram 70 minutos diários de inserções. Desse tempo, 60% – o equivalente a 42 minutos – foi reservado aos candidatos às Prefeituras. Os 40% restantes – ou 28 minutos – foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.
Em caso de segundo turno, o horário eleitoral será retomado e exibido entre os dias 11 e 25 deste mês nas cidades em que a disputa avançar para decisão em 27 de outubro.
Sem comícios, campanhas podem seguir com carreatas e distribuição de impressos
Também encerrou ontem o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até as 2 horas.
As regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral. O período para a realização de debates no rádio e na televisão também terminou ontem.
Por outro lado, os candidatos a prefeito e a vereador podem continuar distribuindo material gráfico e promovendo carreatas ou passeatas até a véspera do pleito, sábado (5).
Conforme a legislação, a distribuição de material gráfico e a realização de caminhada, carreata ou passeata acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio são permitidas até 22h de amanhã.