DEBATE

Candidatos se comprometem com unidades de saúde abertas à noite

No debate entre os candidatos a prefeito de Uberaba nesse sábado, várias propostas foram apresentadas pelos candidatos

Gisele Barcelos
Publicado em 21/09/2024 às 10:54Atualizado em 21/09/2024 às 18:03
Compartilhar

Cinco candidatos participaram do debate e puderam apresentar seus pontos de vista sobre diversos temas (Foto/Rodrigo Garcia)

Dar continuidade à ampliação das unidades básicas de saúde com atendimento noturno foi um dos compromissos assumidos por prefeitáveis durante o debate promovido nesse sábado (21) pelo Grupo JM de Comunicação, em parceria com a Rádio e TV Câmara.

O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postos até 22 horas. Na campanha eleitoral de 2020, a atual prefeita Elisa Araújo (PSD) havia prometido estender o horário de atendimento em todas as UBSs, mas, durante o governo, apenas mais três unidades começaram a ficar abertas à noite.

Questionada, a candidata à reeleição afirmou que o projeto de ampliação do expediente noturno nas UBSs seria mantido em um segundo mandato. “Acredito que o investimento na Atenção Básica de Saúde vai nos desafogar na alta complexidade. O caminho mais adequado para desafogar as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] é investir na prevenção e a abertura do postinho de saúde até 22h é uma solução para proporcionar ao trabalhador o acesso ao serviço”, declarou. 

Entretanto, a candidata do PSD não especificou um número de UBSs que teriam expediente ampliado até 22h ou se a proposta seria conseguir chegar a 100% das unidades da cidade. “Vamos continuar sim nos próximos quatro anos ampliando o atendimento das unidades básicas. Assim, vamos atingir o objetivo que almejávamos em 2020”, declarou.

No debate, a atual prefeita ainda justificou que as ações no início do primeiro mandato foram centradas no combate à pandemia de Covid-19 e isso inviabilizou que a ampliação do número de unidades básicas com expediente noturno fosse feita antes.

Já o candidato do MDB, Tony Carlos, posicionou que ampliar o horário de atendimento nas UBSs também é uma das propostas de governo, caso ele seja eleito em outubro.

Para facilitar o acesso, unidade 24 horas foi sugerida para a região do Beija-Flor

Além de aumentar o número de UBSs com expediente até 22h, o prefeitável Tony Carlos (MDB) defendeu a criação de uma unidade com atendimento 24 horas para suprir a demanda da área dos bairros Beija-Flor, Girassóis, Morumbi e Pacaembu.

Segundo o emedebista, é preciso facilitar o acesso aos serviços de Saúde para as pessoas que moram em áreas mais afastadas da cidade. “Precisamos levar em conta também quem mora do outro lado da rodovia – na região do Laranjeiras, Morumbi, Pacaembu, Beija-Flor. Ali há necessidade da construção não de uma unidade de atendimento até 22h, mas de uma unidade 24h”, manifestou.

Segundo Tony, os moradores da região do Girassóis acabam tendo que percorrer longas distâncias para chegarem à UPA São Benedito ou à UPA do Mirante. Por isso, uma das propostas do plano de governo é uma unidade com atendimento 24 horas no local, para melhorar as condições de acesso à Saúde. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por