AVAL

Captação no rio Grande é liberada pela Agência Nacional de Águas

Outorga, já publicada no Diário Oficial da União, autoriza a Codau a captar até 600 litros por segundo e tem validade por três anos

Gisele Barcelos
Publicado em 11/07/2023 às 21:51
Compartilhar

Site da ANA publicou a localização exata da captação de água no rio Grande pela Codau e os demais detalhes técnicos (Foto/Reprodução)

Codau conseguiu autorização federal para captar água no rio Grande. O pedido foi protocolado em dezembro de 2022 e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) liberou neste mês a outorga que permite a retirada de água do afluente. O documento foi publicado na sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. 

A autarquia havia solicitado outorga preventiva de 600 litros por segundo e o pedido foi acatado na íntegra pelo órgão federal. Segundo as informações da ANA, a outorga tem validade por três anos, com vencimento em julho de 2026.

O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, explicou que a outorga preventiva é concedida na fase de desenvolvimento inicial da nova captação. “É preventiva para que a Codau possa desenvolver os projetos e ter a garantia da reserva de disponibilidade hídrica da água do rio Grande. É uma vitória a mais neste processo que o governo da prefeita Elisa está à frente”, salientou.

Conforme o dirigente da Codau, após a conclusão da obra para trazer a água do rio Grande, uma nova outorga será solicitada à ANA. “Quando estivermos na fase de captação, daremos entrada no pedido de outorga de uso, conhecida como outorga definitiva”, acrescentou. 

Quanto à captação máxima de 600 litros/segundo no rio Grande, José Waldir manifestou que a quantidade atende ao estudo técnico que apontou a segunda fonte de abastecimento para Uberaba. “A demanda hídrica da cidade para os próximos 30 anos é de 1.757,54 litros/segundo, com uma população estimada de 447 mil habitantes. Hoje, o rio Uberaba atende com 1.200 litros/segundo, e com a segunda captação a demanda seria suprida por completo, atendendo às necessidades de crescimento do município”, disse.

Pelo projeto, o ponto de captação no rio Grande será implantado acima da unidade da Mosaic, no município de Delta. O trajeto prevê a construção de 29 quilômetros de adutoras para trazer a água até Uberaba.

Investimento é estimado em R$277 milhões, envolvendo a captação, as adutoras e, também, a construção de uma estação de tratamento de água na região Sul da cidade, perto dos condomínios de luxo que margeiam a Filomena Cartafina. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por