Ministro afirmou que vai montar uma comissão para analisar a questão e também defendeu melhorar informatização no INSS
Carlos Lupi é o novo ministro da Previdência no governo Lula (Foto/Eduardo Matysiak/Folhapress)
O novo ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), defendeu durante a cerimônia de posse neste domingo (1) uma revisão da reforma previdenciária aprovada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme o dirigente da pasta, será montada uma comissão para discutir o assunto com o Congresso Nacional.
“Eu quero primeiro montar uma grande comissão tripartite para analisar os graves problemas da Previdência, para examinar a questão da antireforma feita, principalmente os prejuízos às mulheres. E depois, conversando com Fazenda, Planejamento, ouvindo o presidente Lula, apresentar algum projeto para a Câmara dos Deputados e Senado”, declarou no Congresso.
Lupi também defendeu uma maior informatização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e disse que vai analisar diversos estudos para a modernização do setor.
“Apesar do INSS ter um instrumento importante, está muito burocrático. O ônus da prova compete não a quem paga a previdência, mas ao beneficiário que é o segurado. Hoje é inverso, você como segurado tem que provar que a empresa pagou. Para mim, isso é um absurdo. Vou a fundo nisso, a partir de amanhã. Estou lendo os estudos, os trabalhos, e vou mergulhar profundamente neste setor, a área do INSS, DataPrev, as falhas que tem, vamos trabalhar”, afirmou.
Fonte: O Tempo