A estimativa inclui as despesas com estrutura em geral, remuneração dos artistas e divulgação
Cássio Facure diz que para 2024 pretende gastar menos ainda com a participação de patrocinadores, caso o modelo proposto de carnaval faça sucesso (Foto/Jairo Chagas)
Para a realização do carnaval este ano em Uberaba, Prefeitura deverá aplicar, aproximadamente, R$450 mil. A estimativa inclui as despesas com estrutura em geral, remuneração dos artistas e divulgação, conforme o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure.
Em entrevista à Rádio JM, o presidente da autarquia posicionou que a intenção é realizar a programação este ano para construir um portfólio e assim viabilizar patrocínios para a festa na cidade em 2024. “Espero gastar bem menos no ano que vem, com participação da iniciativa privada. A gente mostrando que o segmento tem economia criativa interessante atrai empresas que queiram investir e divulgar seus produtos no evento”, ressaltou.
Além de captar recursos junto à iniciativa privada, Facure informou que haverá a possibilidade de conseguir verba de estatais para o custeio do Carnaval 2024. Uma das oportunidades seria a conquista de patrocínio junto à Cemig, que abre edital para fomento de eventos em todo o Estado. “Vamos fazer o carnaval para construir histórico para, ano que vem, ter acesso [a esses editais]. Uberaba não tem como ficar fora dos grandes eventos de Minas porque vai ser um geoparque. Ano que vem vamos com sede ao pote ao caixa da Cemig e da Copasa”, declarou.
Questionado, o presidente da Fundação Cultural informou que as escolas de samba foram convidadas para participar do carnaval no formato de blocos. Apesar de o tradicional desfile dos carros alegóricos não estar na programação em 2023, Facure não descartou a possibilidade de a apresentação ser incluída nas próximas edições da festa.
No entanto, o presidente da Fundação argumentou que o processo dependerá de uma construção. “Estamos plantando a semente. Vamos começar do zero. Agora com muito mais planejamento e com estrutura desenhada para o carnaval crescer e voltar a ser um carnaval com escolas de samba e envolvendo parcerias público-privadas”, destacou.
Além dos blocos, artistas locais animarão a folia nos quatro dias na “Concha Acústica”
O Carnaval 2023 contará com quatro dias de programação, que será focada nos desfiles dos blocos carnavalescos. A concentração será no Calçadão da Artur Machado e os grupos seguirão até a “Concha Acústica”, onde serão realizados shows com artistas locais, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro.
Concentração: locutor Lucas Pedroso (das 16h às 18h)
18/02 – DJ Leti
19/02 – DJ Renato Bessa
20/02 – DJ Brubozolo
21/02 – DJ Tiburcius (Orvando)
Palco Concha Acústica: locutor Canarinho e Daniel das Marchinhas (das 19h às 21h30)
18/02 – Projeto ao Cubo
19/02 – Samba Surf
20/02 – Jhefe e Banda /e/ Sobe o Samba
21/02 – Chorocultura + Maramba
Apresentação de dança todos os dias com o grupo Cryss Dance
As inscrições dos blocos carnavalescos estarão abertas do dia 30 de janeiro até 13 de fevereiro. Segundo a Fundação, cada bloco deve possuir, no mínimo, 30 participantes e poderá apresentar-se durante 30 minutos. Cada proponente, seja ele pessoa física ou jurídica, poderá inscrever somente um bloco de rua.