(Foto/Lauren Bishop)
Uberaba ultrapassa 2,4 mil casos confirmados de dengue, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com mais 15.905 casos que estão sob suspeita. Foram confirmados 13 óbitos em decorrência de problemas causados pela dengue. Outras nove mortes seguem sob investigação.
Em todo o ano passado, foram registrados nove óbitos em decorrência de complicações causadas pela dengue, em Uberaba. Sobre a febre chikungunya, um boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que há 77 casos suspeitos no município e sete que foram confirmados. Não há óbitos em decorrência da doença. Não há registros de zika vírus.
Em nota, recentemente distribuída pela Secretaria Especial de Comunicação, a SMS afirmou que segue monitorando o cenário epidemiológico de Uberaba.
Em relação ao atendimento, os pacientes com sintomas da doença podem procurar o CeDengue, aberto todos os dias, das 7h às 22 horas. Todas as unidades básicas de saúde do município também estão acolhendo pacientes com suspeita da doença, assim como fazendo a testagem. Em casos mais graves, o usuário deve procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Sobre a prevenção, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) continuam percorrendo todos os bairros da cidade, com visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito, além de prestarem orientações aos moradores.
Em relação ao fumacê, o município ampliou a circulação com mais veículos UBV contemplando todos os bairros, conforme os índices de infestação.
Por fim, a SMS reforça que é imprescindível que todos colaborem e cuidem dos seus quintais, eliminando os focos do mosquito. Ainda referente à prevenção, a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos, conforme a nota técnica do Ministério da Saúde.