Em ofício lido durante a sessão na Câmara Municipal nesta segunda-feira (4), Celso Neto (PSD) comunicou o retorno para o cargo de secretário municipal de Educação a partir desta semana. O anúncio em plenário ocorreu antes da publicação do Porta-Voz formalizando a nomeação para voltar ao posto.
Celso estava licenciado desde agosto, quando se afastou do mandato parlamentar por 90 dias para se dedicar à coordenação da campanha de reeleição da prefeita Elisa Araújo (PSD).
No documento enviado à Câmara, Celso informou que o período de licença se encerrou no dia 31 de outubro. Entretanto, ele comunicou que seria reconduzido para o comando da Secretaria Municipal de Educação a partir desta segunda-feira e voltou a solicitar o afastamento das funções parlamentares para exercer o cargo no Executivo.
A nova licença de Celso foi aprovada em plenário durante a sessão nesta segunda-feira (4), bem como a convocação de Cleomar Barbeirinho (PRD) para assumir a cadeira vaga na condição de primeiro suplente.
Cleomar foi convocado para ocupar a vaga deixada por Celso anteriormente, porém a situação foi questionada judicialmente pelo PP e uma liminar determinou que a convocação fosse suspensa, deixando a cadeira sem ocupação no plenário nos últimos dois meses. O imbróglio não foi mencionado na sessão de segunda.
Celso e Cleomar disputaram a eleição pelo PP em 2020, mas ambos trocaram de sigla no período da janela partidária este ano. Com isso, o PP alegou que a cadeira deveria ser ocupada por um integrante da própria legenda ou ficar vaga durante o período da licença do titular.
Outros nomes
Além do retorno de Celso Neto como titular da Secretaria da Educação, o Porta-Voz que entrou em circulação na noite desta segunda-feira (4) também oficializou a volta de outros nomes para a equipe do governo municipal.
Caio Presotto e Marcos Ferreira, que também se desligaram para atuar na campanha de reeleição, foram nomeados para voltarem ao posto de chefe do gabinete e de titular da Secretaria de Comunicação.
Dos nomes que deixaram o governo para compor a equipe de campanha, apenas Roberto Tosto ainda não foi retornou ao comando da Secretaria da Fazenda. Responsável pela área financeira, ele ainda precisa fechar a prestação de contas referente à etapa do segundo turno.
O Porta-Voz também trouxe a nomeação de integrantes do governo municipal que se desincompatibilizaram para disputar cadeira na Câmara Municipal e Lisandra Abreu foi reconduzida ao cargo de secretária adjunta da Fazenda.
Já Ildeu Menezes, que tinha sido nomeado para atuar em cargo no gabinete, agora foi remanejado para a função de assessor da Secretaria de Agronegócio.
Até o momento, dos seis ex-integrantes do primeiro e segundo escalão que se desincompatibilizaram para disputarem cadeira na Câmara, cinco já retornaram ao governo.
Apenas a situação de Herval Kobayashi ainda segue indefinida, já que ainda não foi nomeado de volta para o cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Social.