MUDANÇA

China se prepara para deixar o PMN e vai em direção do PCdoB

Gisele Barcelos
Publicado em 03/06/2023 às 19:29
Compartilhar

Com convite do PCdoB, o vereador Paulo César Soares China se prepara para deixar o PMN e trocar de sigla para disputar novo mandato na Câmara Municipal em 2024. O parlamentar confirmou ao Jornal da Manhã que já está em conversa com a direção do atual partido e aguarda apenas a liberação oficial para formalizar a nova filiação ao PCdoB.

De acordo com China, os contatos com as lideranças do PCdoB começaram no início deste ano e as tratativas avançaram de forma natural devido à identificação própria com a ala política de esquerda. Com isso, o convite para filiação ao partido comunista foi aceito. Nos bastidores políticos, surgiram especulações de que o parlamentar também teria sido sondado pelo PT, mas ele declarou não ter ocorrido qualquer conversa com o comando da sigla.

Para viabilizar a mudança de sigla, China afirmou que já aconteceu uma conversa com a direção do PMN em Uberaba e não houve resistência. Ele salientou que, agora, está esperando um posicionamento oficial do presidente em Minas Gerais, Agnaldo Oliveira, para sacramentar a troca de partido. “Se nos liberar de imediato, vamos estar vestindo a camisa do PCdoB. Temos que aguardar. Se não autorizar [a saída do PMN], vamos esperar a janela partidária abrir para a mudança”, declarou.

A janela partidária ocorre a cada ano eleitoral, dando um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato. O período acontece seis meses antes do pleito.     

Quanto à viabilidade eleitoral, o parlamentar declarou que está analisando todo o cenário antes da assinatura da nova ficha de filiação, mas acredita que o PCdoB está realizando um trabalho para formatar uma chapa forte de candidatos a vereador. “Acredito que o partido vai buscar pessoas sérias para fazer legenda para, pelo menos, dois vereadores”, acrescentou.

Além disso, China posicionou que o partido faz parte de uma federação junto com o PT e o PV, o que confere ainda mais força para o projeto. “São três partidos e é impossível que os três não busquem elementos para fazer dois vereadores. Acredito que vai dar certo”, reforçou.

Questionado, China posicionou que o projeto no novo partido é disputar um novo mandato na Câmara Municipal, mas não descartou a possibilidade de aceitar um voo maior na eleição majoritária se houver um desejo do novo partido. “Chegando no PCdoB, sou um soldado. Como soldado, se precisar de mim para outro cargo, a gente vai. Tudo é uma construção”, disse.

China estava no PMN há, pelo menos, oito anos e chegou até ser ventilado como possível candidato a prefeito pelo partido no início deste ano pela liderança local. No ano passado, o nome do parlamentar também foi ventilado para disputar a cadeira de deputado pelo PMN, mas ele descartou a possibilidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por