Foram assinadas na última semana pela Codau as ordens de serviço para o início da elaboração dos planos diretores de Água, Esgoto e Gestão de Perdas no Sistema de Abastecimento. Os planos integram o planejamento macro do saneamento da cidade.
A elaboração desses Planos Diretores de Água, Esgoto e Gestão de Perdas no Sistema de Abastecimento público têm um amplo escopo. Estarão previstas indicações de serviços, infraestruturas e instalações com propostas a curto, médio e longo prazo para a melhoria da qualidade de vida da população e o gerenciamento eficiente do setor.
José Waldir explica que o objetivo é que os quatro planos contratados definam as ações e investimentos necessários no sistema de saneamento da cidade para os próximos 30 anos. “Com este trabalho, teremos um diagnóstico completo do que a cidade precisa para o seu futuro no saneamento”, afirmou.
Os três planos diretores serão desenvolvidos pela empresa Novaes Engenharia Sustentável e somam R$1,3 milhão de investimentos. Os planos de Água e Gestão de Perdas têm prazo de oito meses para serem entregues e o de Esgoto deve ser finalizado em 20 meses.
A elaboração do Plano Diretor de Água incluirá as diretrizes, obras, manutenções, expansões de redes de todo o sistema de abastecimento na cidade. O Plano Diretor de Água utilizará como base as informações e dados do estudo de Concepção da Nova Matriz de Abastecimento de Uberaba, desenvolvido pela Projetae – Água e Esgoto Ltda., entregue em novembro do ano passado.
Já o Plano Diretor de Perdas tem o objetivo de propor melhorias vinculadas à eficiência operacional, comercial e energética do sistema de abastecimento para reduzir o desperdício de água tratada.
O Plano Diretor de Esgoto irá elaborar um diagnóstico do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) atual. Ele também inclui um Estudo de Concepção para ampliação e melhorias deste sistema e diretrizes a longo prazo para as bacias de esgotamento do município, visando o atendimento ao crescimento imobiliário da cidade.