DEFINIDO

Codau inicia fechamento de reservatórios a partir desta quinta

Plano de contingenciamento prevê medição realizada sempre na noite anterior ao possível fechamento, que obedecerá a regras conforme os níveis de reservação

Gisele Barcelos
Publicado em 21/08/2024 às 17:17Atualizado em 22/08/2024 às 11:04
Compartilhar

Com plano de contingenciamento divulgado nesta quarta-feira (21), a Codau inicia nesta quinta-feira (22) as manobras de suspensão na distribuição de água. A medida dependerá da análise diária da vazão do rio Uberaba, do nível dos reservatórios e também a média de consumo verificada na cidade.

De acordo com as informações da Codau, o fechamento será adotado a partir de medições que serão realizadas todas as noites nos índices de volume de armazenamento dos Centros de Reservação. A partir da entrada em vigência do plano, a primeira medição ocorreu na noite de nesta quarta. “Conforme medição às 22h de quarta-feira (21), poderá ocorrer fechamento a partir do dia seguinte”, posicionou em nota.

O plano de contingenciamento tem quatro etapas. Na primeira fase, está previsto o fechamento parcial de reservatórios no período noturno em caso de consumo maior que 22% na cidade e com nível de reservação entre 35% e 40%. 

O fechamento parcial seria entre 21h e 4h30, de maneira alternada, conforme a região da cidade. A medida seria adotada em dias ímpares na região leste, que engloba os centros de reservação do Amoroso Costa, Abadia, Parque das Gameleiras, Uberaba I, Valim de Mello e Recreio dos Bandeirantes. Já nos dias pares, seria a vez da região oeste, que engloba Boa Vista, São Benedito, Olinda, Aeroporto, Vila Ozanan e Jardim Espanha.

Caso o consumo permaneça acima de 22% e a capacidade de reservação diminua para até 25%, o plano prevê o fechamento dos reservatórios entre 21h e 4h30 em todas as regiões da cidade, de uma vez. 
Se o nível dos reservatórios ficar abaixo de 25% até 20%, o plano estabelece a suspensão da distribuição de água entre 21h e 9h do dia seguinte em toda a cidade. 

O fechamento total emergencial está previsto se a reservação estiver inferior a 20%. Neste caso, a interrupção no fornecimento pode ser feita em qualquer horário por um período máximo de 12 horas.

O presidente da Codau, Rui Ramos, posicionou que o consumo racional pode postergar a adoção das medidas. “O que definirá a implementação das medidas será o diferencial entre nossa capacidade de recompor água dos reservatórios na mesma rapidez do consumo. Por isso, é tão importante que a população adote medidas consistentes de economia. A colaboração poderá retardar o início do plano”, declarou.

Ainda segundo o dirigente da companhia, o objetivo do plano é garantir a uniformidade e efetividade da distribuição de água em todos os bairros. “Seja qual for a modalidade de fechamento, a suspensão não ultrapassará a 12 horas seguidas”, ressaltou. 

Tabela de contingenciamento (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por