PARA JANEIRO

Codau publica licitações para Início da obra de captação de água do rio Grande

Marconi Lima
Publicado em 19/12/2025 às 21:26
Compartilhar

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) lançou dois editais de licitação para dar início às obras de captação de água no rio Grande, consideradas estratégicas para garantir o abastecimento de Uberaba nas próximas décadas.

Um dos editais refere-se ao Pregão Eletrônico Internacional 100/2025, do tipo menor preço por lote, que prevê a contratação de empresa especializada para o fornecimento de tubos e peças especiais em aço carbono. O material será utilizado no sistema de abastecimento do Projeto Rio Grande e inclui, além da fabricação, a realização de testes em fábrica, embalagem, transporte e garantias de desempenho dos produtos.

A sessão do pregão está marcada para o dia 9 de janeiro de 2026, às 9h, e será realizada de forma eletrônica pela plataforma Licitanet. O edital pode ser consultado na sede da Codau, na avenida Leopoldino de Oliveira, 5.100, em Uberaba, ou pelo site da plataforma. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (34) 3318-6036 ou 3318-6037.

Com valor estimado em R$240 milhões, a Codau abriu também a licitação, na modalidade concorrência eletrônica internacional pelo regime de empreitada por preços global, do tipo menor preço global, para contratação de empresa especializada para execução da obra do sistema de abastecimento de água do rio Grande. O recebimento das propostas por meio eletrônico será a partir das 8h30 horas do próximo dia 22 até as 8h45 do dia 5 de fevereiro de 2026, quando terá início a sessão de disputa de preços.

O sistema inclui a construção da captação, o baixo e alto recalque (estruturas de bombeamento que ficam entre a captação e a Estação de Tratamento de Água) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) propriamente dita. A Estação será construída ao lado do Centro de Reservação 15, no bairro Recreio dos Bandeirantes, e terá capacidade de tratamento de 600 litros por segundo, podendo ser ampliada para até 900 litros por segundo.

A nova captação no rio Grande é considerada a solução definitiva para garantir segurança hídrica a Uberaba pelos próximos 30 anos, segundo a Codau. As fases mais complexas do projeto têm previsão de conclusão até 2030.

Ao anunciar a abertura das licitações, durante a inauguração da nova sede do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, a prefeita Elisa Araújo (PSD) destacou a importância do projeto para a cidade. “Com a publicação desta licitação, vamos tirar do papel o sonho de ver água nas nossas torneiras, mesmo no período de seca.

Há 30 anos convivemos com o problema da falta de água durante a estiagem. Agora, demos um passo concreto para ver essa obra acontecer”, afirmou.

“Depois de concluir as licitações das empresas supervisora e gerenciadora do programa, agora seguimos o cronograma com a publicação destas novas licitações que são o pontapé para o início das obras da captação no rio Grande. Nossa equipe técnica está acompanhando cada etapa deste trabalho, um marco histórico para Uberaba”, afirmou o presidente da Codau, Rui Ramos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por