A Região do Triângulo Sul é a última a colocar o Samu Regional em funcionamento, que a partir de agora passa a atender população de mais de 700 mil pessoas

Central de Regulação está instalada em imóvel na rua Treze de Maio, no bairro Fabrício, onde o governador atende a imprensa, antes da solenidade de inauguração (Foto/Reprodução)

Central de Regulação está instalada em imóvel na rua Treze de Maio, no bairro Fabrício, onde o governador atende a imprensa, antes da solenidade de inauguração (Foto/Reprodução)
O governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (PSD) inauguram, nesta sexta-feira (19), às 16h, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba. Solenidade acontece na nova sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na avenida da Saudade, que também será inaugurada. Antes, porém, às 15h30, Zema e Simões atendem a imprensa na Central de Regulação, na rua Treze de Maio, bairro Fabrício.
Com o início da operação do Samu Regional no Triângulo Sul, o estado de Minas passa a estar coberto 100% pelo serviço. Com sede administrativa e Central de Regulação em Uberaba, o consórcio abrange quatro microrregiões — Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama —, alcançando mais de 700 mil habitantes.
A estrutura montada para o Samu inclui 17 bases descentralizadas, 19 ambulâncias de suporte básico (USB) e cinco de suporte avançado (USA), que funcionam como UTIs móveis.
No início do mês de dezembro, o Cistrisul realizou o treinamento presencial das equipes que compõem o Samu Regional Triângulo Sul – 192. A atividade reuniu cerca de 400 profissionais e marcou a integração dos novos servidores, além da entrega dos uniformes e repasse de informações essenciais sobre o funcionamento do serviço.
Criado em 2014 e oficialmente implantado em 2019, o Cistrisul iniciou suas atividades justamente com o suporte aéreo, ampliando agora sua atuação com o Samu 192.
O convênio para a criação do Samu Regional foi assinado em 2023 pelo governador Romeu Zema (Novo) e o secretário Fábio Baccheretti, com o Consórcio Público Intermunicipal de Urgência e Emergência da Saúde da Rede da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul).
Na região, apenas Uberaba conta com o Samu, que funciona sob gestão municipal. No convênio assinado constava o valor de R$18.452.424,31 repassados pelo governo de Minas, para o serviço atender 781.789 pessoas que vivem nas 27 cidades que integram a macrorregião.