Durante a passagem por Uberaba, na tarde da sexta-feira (19), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de mais 321 vagas para bombeiros militares e 21 oficiais em Minas Gerais. O chefe do Executivo informou sobre o certame, durante a inauguração da nova sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, na avenida da Saudade, no bairro Mercês.
Com a autorização oficializada, os trâmites administrativos para a realização do certame devem ser iniciados em breve. As próximas etapas envolvem a formação da comissão organizadora e a contratação da banca examinadora. Ainda não há data definida para a publicação do edital ou para a realização das provas.
Zema ressaltou que o reforço no efetivo é essencial para garantir que a corporação continue atuando com “excelência e agilidade” no atendimento à população.
“Honrando o compromisso com a proteção dos mineiros, autorizamos hoje o novo concurso para os bombeiros. Serão 321 novos soldados e 21 oficiais para garantir que nossos heróis continuem atuando com excelência e agilidade”, disse o governador.
A solenidade contou com a presença de Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que destacou a importância da abertura do novo concurso público para o preenchimento de vagas na corporação.
“Precisamos aumentar a questão do efetivo, tanto da recomposição quanto do crescimento, porque para crescermos na expansão com novas unidades, o que nós mais precisamos é do nosso maior patrimônio, que é o nosso militar”, frisou.
Atualmente, a corporação tem 5.940 servidores ativos. A legislação estipula o teto de 7.999 bombeiros.