Em meio a reclamações de aumento de contas após a troca de hidrômetros, a Codau mantém argumento de que os casos podem ser justificados por vazamentos internos não identificados no imóvel, mas sinalizou com a possibilidade de reanalisar o valor das faturas se for comprovada a variação excessiva devido aos problemas de vazamento.
Em entrevista à Rádio JM, o assessor jurídico da autarquia, Guilherme Rosa, orientou os consumidores a procurar a Codau e apresentarem as faturas de água para avaliação. “Aqueles que estiverem com a conta muito alta e for constatado o vazamento interno. Ao ser consertado e constatar a próxima conta, procure a Codau e abra um procedimento administrativo. Teremos a maior boa vontade de analisar. Existem precedentes jurisprudenciais que nos autorizam a fazer [a cobrança] pela média e isentar o esgoto se ficar comprovado que não teve utilização da rede. Mas pedimos que procure o SAC da Codau”, explicou.
Além disso, o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, afirmou que, nos casos em que não for encontrado vazamento, os clientes ainda têm a opção de solicitar à companhia uma vistoria de autoconsumo. Ele justificou que os funcionários são humanos e falhas podem ocorrer. Por isso, o procedimento permitirá verificar se a leitura foi feita de forma correta no hidrômetro.
Diante dos questionamentos sobre a troca dos hidrômetros, a Codau defende que é a alternativa mais econômica. A autarquia informou que foi feita uma cotação e não seria viável financeiramente fazer a aferição de cada hidrômetro antes da troca, pois o processo de aferição de cada aparelho custaria R$190 e o valor pago por equipamento substituído é de apenas R$60, em média. A companhia também justificou que, mesmo para a verificação do medidor, seria necessário fazer a substituição temporariamente e haveria custos.