Codau terá projeto para preservação de nascentes a partir de 2011. Promessa é do presidente da autarquia, Roberto Velludo, ao avaliar necessidade de ampliar ações ambientais promovidas no rio Uberaba. A falta de cuidado com os mananciais é alvo de críticas por parte de órgãos ambientalistas, como o grupo Kurupira, que cobrou trabalho efetivo nesta área durante a semana do Meio Ambiente.
Velludo nega que o Codau tenha paralisado os projetos de preservação. Ele afirma que o trabalho era focado nas matas ciliares do rio Uberaba. Por isso, nada foi realizado especificamente nas nascentes.
O presidente defende que a autarquia tem atuação forte na educação ambiental com a Turma da Clarinha. Entretanto, admite a necessidade de fazer mais nesta área. Velludo adianta também que no orçamento de 2011 estão previstos recursos específicos para a abertura de departamento especializado em meio ambiente dentro do Codau e projetos de preservação. “Vamos incrementar o trabalho e revitalizar as nascentes que alimentam o rio Uberaba”, conclui.