AT LAST

Com alfândega liberada, ZPE de Uberaba será inaugurada dia 25

Diário Oficial da União publicou ato que autoriza a instalação da alfândega pela Receita Federal, o que libera a ZPE para funcionamento

Rafaella Massa
Publicado em 18/11/2024 às 12:06Atualizado em 18/11/2024 às 21:18
Compartilhar
ZPE de Uberaba poderá receber as primeiras empresas a partir da instalação, pela Receita Federal da alfândega, agora autorizada (Arquivo)

ZPE de Uberaba poderá receber as primeiras empresas a partir da instalação, pela Receita Federal da alfândega, agora autorizada (Arquivo)

Publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) o ato que permite o alfandegamento na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. Segundo a Prefeitura Municipal, a unidade deve ser inaugurada no dia 25 de novembro (segunda-feira). 

Conforme o Ato Declaratório Executivo, a área dentro da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba foi autorizada a operar como alfandegada, ou seja, apta para atividades relacionadas à entrada e saída de mercadorias do país. Essa autorização é provisória, sem prazo definido, e para uso público.

“A última providência que precisava era o alfandegamento, que foi publicado. Então, agora, nós não temos mais nenhum impedimento para instalar as empresas. Agora nós podemos encaminhar as empresas que quiserem se instalar. Nós temos que encaminhar para o Ministério, para o conselho da ZPE em Brasília, para eles autorizarem a instalação”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

“Às empresas interessadas, a gente tem que fazer um processo, tem toda uma documentação, tem que caminhar para Brasília, porque como as empresas têm isenções tributárias, quem tem que dar essas isenções é o Ministério", esclarece.

Segundo Rui, a liberação é uma vitória, visto que o processo começou em 2008. Durante este período, a obra de infraestrutura foi prorrogada por mais de seis vezes, sendo concluída apenas em 2023. O projeto integral prevê 61 lotes, distribuídos em três ruas principais. O alfandegamento será realizado pela empresa Sete Tecnologia e Informática, com sede em Eusébio (CE). 

A área alfandegada é parte integrante da área total de 268,05 hectares. A ZPE poderá realizar operações aduaneiras, com cargas em contêineres, solta, unitizada e seca. Também será permitida, respeitadas as condições previstas na legislação específica, a aplicação dos incentivos ou benefícios fiscais estabelecidos pela lei. 

Em agosto deste ano, a Zona de Processamento de Exportação recebeu a liberação para funcionamento, quando a conclusão do projeto de engenharia foi formalmente atestada, conforme relatado em nota técnica, mas ainda dependia da liberação do alfandegamento. 

Até janeiro de 2024, três empresas aguardavam a confirmação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE) para instalação na ZPE de Uberaba. Além disso, em janeiro de 2023, a FertMinas assinou o primeiro protocolo de intenções para instalação na ZPE de Uberaba. A empresa, especializada em aditivos para fertilizantes, já atua em Uberaba, mas projeta investimento em torno de R$30 milhões para a construção de unidade na ZPE local.

Outro projeto já anunciado, com protocolo de intenções assinado no fim do ano passado, é para instalação de empresa do Grupo CMAA, que prevê investimento de R$100 milhões em centro de processamento de dados na ZPE. Em agosto deste ano, durante entrevista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Rui Ramos, informou   que as fábricas de fraldas e de fardas, que estão com planos para intensificar as exportações, estariam em negociações avançadas para operação na ZPE local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por