Com recursos já repassados pelo governo estadual para a construção de duas novas unidades básicas de saúde, a prefeita Elisa Araújo (PSD) espera que as licitações para contratar as obras sejam finalizadas ainda na atual gestão.
Sem citar prazo para a publicação dos editais e pontapé nos processos licitatórios, a chefe do Executivo justificou que existem vários passos a cumprir antes do lançamento da concorrência. Por isso, ainda não era possível especificar cronograma para a abertura do certame. “Não é simplesmente receber o recurso e lançar uma licitação. Tem que fazer projeto e tem que estar dentro das regras sanitárias e de acessibilidade”, argumentou.
No entanto, ao ser questionada, a prefeita confirmou que a meta é lançar as duas licitações ainda no atual governo. “É o meu desejo, sem dúvida nenhuma”, afirmou.
O governo de Minas destinou R$4.364.457,30 a Uberaba para a construção de unidades básicas nos bairros Jardim Marajó e Jardim Itália. As UBSs serão instaladas em áreas já determinadas, na rua Geraldo de Sousa, bairro Jardim Marajó, e na rua Renato Manfredini Junior (ao lado do nº 100), bairro Jardim Itália.
Além da verba estadual, Uberaba também emplacou no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) projetos para a construção de outras duas unidades básicas de saúde. Aproximadamente R$5 milhões pelo governo federal para obras de novas UBSs nos bairros Jardim Alvorada e no Parque das Laranjeiras. Até o momento, o recurso ainda não foi liberado para o município.
Localizados na periferia da cidade, tanto o Jardim Alvorada quanto o Parque das Laranjeiras ainda não contam com postos de saúde para atendimento da população do bairro. Com isso, os moradores precisam se deslocar para outros bairros para terem acesso à rede de saúde.