Mais um candidato a vereador desistiu de disputar o pleito este ano. Pertencente à chapa proporcional do Solidariedade, Arialdo José dos Reis formalizou o comunicado de renúncia à Justiça Eleitoral e agora dez nomes estão fora da corrida eleitoral em outubro.
A desistência não ocorreu por impedimento à candidatura. O registro de Arialdo já tinha sido deferido pela Justiça Eleitoral antes da decisão de renunciar. Os motivos para deixar a disputa não foram divulgados.
Em Minas Gerais, 629 candidatos já estão fora das urnas devido à renúncia. Outros 43 postulantes tiveram a candidatura cancelada a pedido do partido. Houve ainda oito pessoas que morreram durante a campanha em outras cidades.
No Estado, já são 276 indeferimentos. Outros 256 candidatos também tiveram o registro indeferido, mas recorreram da decisão e aguardam julgamento em instância superior.
O motivo mais frequente para indeferimento é a alguma ausência de condição de elegibilidade. Em seguida, vem a inelegibilidade infraconstitucional, ausência de quitação eleitoral e desentendimento a requisito formal da lei.