Vereadoras da legislatura 2025-2028 (Foto/JM)
Bancada feminina na Câmara Municipal terá novo nome, mas seguirá com o mesmo número de representantes a partir do ano que vem.
Quatro mulheres ocupam cadeiras na atual legislatura: Alessandra Piagem (Solidariedade), Denise Max (PRD), Luciene Fachinelli (União) e Rochelle Gutierrez (PDT).
Alessandra não se reelegeu e deixará o Legislativo no fim deste ano. Porém, o PL conseguiu emplacar o nome de Ellen Miziara para a próxima legislatura. Com isso, a bancada feminina permanecerá com quatro nomes.
Em pronunciamento no plenário ontem, Rochelle lamentou que o resultado da votação não permitiu um aumento da participação feminina no Legislativo.
Curiosamente, nenhuma vereadora foi eleita pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) este ano. Embora a chapa proporcional da sigla contasse com 12 candidaturas femininas, o partido apenas elegeu homens e garantiu a renovação dos mandatos de Samuel Pereira e Varciel Borges.
A primeira suplência, entretanto, ficou com uma mulher. Caso um dos dois se afastem das atividades parlamentares futuramente, Aline Sallum assumiria vaga no plenário.