Carlos Fávaro negou que o Governo tenha intenção de confiscar armas utilizadas na segurança de produtores e garantiu que invasões de terras serão coibidas
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reuniu-se ontem em Uberaba com lideranças do agronegócio (Foto/Jairo Chagas)
Em mais um movimento do novo governo federal para tentar a aproximação com o setor, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), reuniu-se nesse sábado com lideranças do agronegócio em Uberaba e buscou apaziguar divergências restantes do processo eleitoral. Com tom conciliador, o ministro assegurou no encontro não haver intenção de confiscar as armas utilizadas para segurança dos produtores, além de garantir que invasões de terra serão coibidas.
Ao Jornal da Manhã, o ministro afirmou que, por um resíduo do processo eleitoral, ainda existe preocupação dos ruralistas quanto à postura do novo governo em relação à segurança jurídica e ao direito de propriedade, mas argumentou que não haverá afrouxamento de regras quanto a invasões. “O direito à propriedade está garantido por lei. Se terra produtiva for invadida, a Justiça manda fazer reintegração de posse e o Estado tem que cumprir imediatamente”, declarou.
Fávaro ainda descartou que o novo governo tenha pretensão de impedir a posse de arma dos fazendeiros para segurança pessoal. Segundo ele, o produtor precisa ter meios imediatos para se proteger de ataques criminosos à propriedade, já que a resposta policial tem mais dificuldade para chegar à zona rural. “O direito a uma ou duas armas e um pouco de munição está garantido aos produtores até pela vulnerabilidade de estar longe dos centros urbanos, onde é [área de] atuação da Polícia Militar. O primeiro combate deve ser feito em caso de ataque por bandidos, se não ele fica muito vulnerável”, reforçou.
Questionado sobre a abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para dialogar com os ruralistas depois do enfrentamento acirrado nas eleições, o ministro declarou que existe respeito ao direito de escolha de cada um e, com o fim do processo eleitoral, o foco será buscar conciliação. “Serão bem-recebidos todos aqueles que compreendem que a eleição acabou e temos um novo Presidente que quer trabalhar unido, construindo pontes para o bem do Brasil”, disse, argumentando que as pessoas que insistem em não reconhecer a vitória de Lula agora devem repensar melhor a posição.
Anfitrião da visita, o novo presidente da ABCZ, Gabriel Cid, manifestou que a presença do ministro em Uberaba demonstrou o interesse para dialogar diretamente com o agro brasileiro e abriu um acesso para que as demandas dos produtores possam chegar ao governo federal. “Vemos isso com otimismo e confiança nesse início de mandato do novo ministro. Ele está se mostrando um elo entre o agro e o novo governo. Acredito nisso”, posicionou.
Cumprindo agenda em Uberaba, neste sábado, 4, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro recebeu, das mãos da prefeita Elisa Araújo, ofício contendo reivindicações para o segmento, no Município.
A chefe do Executivo Municipal reforçou a importância da liberação de recursos empenhados nos convênios firmados com o Ministério, com intuito de intensificar as políticas públicas de estímulo e fomento ao setor e pela regulação e normatização dos serviços vinculados com a Secretaria do Agronegócio de Uberaba (Sagri).
O documento leva a assinatura da prefeita e do secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, que acompanhou Elisa na agenda com o ministro, recebido na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Ainda no ofício, a chefe do Executivo solicitou auxílio do Ministério na operacionalização de instrumentos de políticas públicas voltadas à manutenção da competitividade do agronegócio nacional, bem como a interlocução com os Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
A prefeita também requereu a criação de linha de crédito pra financiar os pequenos e médios produtores rurais, a liberação de recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para investimento e custeio, e a adoção de medidas para o fortalecimento da produção leiteira. Por fim, Elisa também solicitou atenção do ministro para apoiar na manutenção aos 5mil quilômetros de estradas rurais de Uberaba.
Secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno Silveira também acompanhou a prefeita Elisa ao encontro com o ministro, onde estavam, ainda, os deputados federais Zé Silva e Samuel Viana, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Antônio Pitangui de Salvo, o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida, entre outras lideranças do agronegócio, recepcionadas pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.