ARBORIZAÇÃO

Com Plano de Arborização, PMU deve distribuir mudas no segundo semestre

Segundo a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), o objetivo é começar a implementar medidas concretas para melhorar a arborização ainda este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 06/02/2023 às 21:36Atualizado em 06/02/2023 às 23:00
Compartilhar

Plano de Arborização contratado pela Prefeitura foi apresentado nessa segunda-feira, durante evento (Foto/Divulgação)

Com entrega de Plano Municipal de Arborização, Prefeitura pode lançar ainda este ano campanha para impulsionar distribuição de mudas à população. A iniciativa, entretanto, deve se concretizar só em meados do segundo semestre, pois a intenção seria fazer o plantio durante o próximo período de chuvas.

Em apresentação na segunda (6), a empresa responsável pelo plano explicou como foi desenvolvido o trabalho e adiantou que foi realizado um diagnóstico da cobertura arbórea em cada setor da cidade. Segundo as informações repassadas, o documento aponta as regiões com menos e mais arborização em Uberaba, porém o conteúdo ainda não foi divulgado na íntegra.

Segundo a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), o objetivo é começar a implementar medidas concretas para melhorar a arborização ainda este ano e os dados do estudo vão direcionar o trabalho para os bairros que estiverem em menor índice de arborização. “Esses locais serão prioritários nas nossas ações do governo e, com certeza, este ano já vai ter ação”, disse.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Edno César da Silveira, manifestou que já foi dado início a uma articulação para revitalizar o viveiro de mudas do Horto Municipal e ampliar a capacidade de produção no local.

Segundo o titular da pasta, a realização de uma campanha para distribuição de mudas dentro desses planos, porém não seria viável de imediato para este semestre porque ainda existem preparativos a serem realizados.

Edno salientou que a própria produção do viveiro passará por adequações porque a partir de agora seriam cultivadas apenas as espécies recomendadas no Plano de Arborização. “Nós podemos começar a direcionar a produção dessas árvores, mas a muda leva um tempo para estar pronta para o plantio. No mínimo, nove meses”, posicionou.

Com isso, o secretário manifestou que a proposta seria o lançamento de uma campanha da doação de mudas no próximo período chuvoso, ou seja, mais próximo do fim do ano. “Vamos ver se a gente consegue até o fim do ano dar o start na campanha. A minha intenção é essa. Mesmo que o viveiro não esteja completamente revitalizado, já temos condição de produzir alguma coisa”, acrescentou.

Diferente de outros momentos em que mudas foram doadas sem uma análise prévia na cidade, o titular do Meio Ambiente ponderou que o chamado à população já será feito de maneira direcionada e as espécies serão distribuídas de acordo com o local de residência do cidadão interessado.

Além disso, o secretário deve iniciar uma ação voltada para as áreas verdes na cidade. Ele pondera que, no momento da criação de novos loteamentos ou plantas industriais na cidade, é necessário que os empreendedores incluam uma área verde no projeto, porém o espaço nem sempre é bem aproveitado. “Todos têm que destinar uma área verde, mas muitas vezes ficam abandonadas. Vamos tratar isso corretamente nos próximos projetos com loteamentos e indústrias para poder começar a fazer novos bosques e áreas verdes, além de estabelecer bosques dentro das áreas verdes que já existem”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por