Legenda: Empresário Meneval prata dos Santos, proprietário do Café do Produtor, foi homenageado na abertura da Expocigra, e recebeu o troféu “Tião Silva”. (Foto/Divulgação)
Com reunião entre representantes da Cemig e lideranças regionais, a 12ª ExpoCigra teve início nesta quinta-feira em Uberaba. A feira continua até este sábado (30), com atividades como o Pitch de Negócios, palestras, oficinas, painéis e apresentações culturais. A entrada é gratuita.
Presente ao primeiro dia do evento, o vice-presidente executivo da Cemig e ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes, reuniu-se com gestores de cidades da região para debater pautas energéticas, soluções voltadas para a energia no campo e apresentar resultados da companhia.
Leia também: Parceria visa capacitar os alunos de engenharia agronômica a atuar na cadeia do agronegócio
No encontro, foram destacados os investimentos de quase R$180 milhões feitos pela empresa na regional do Vale do Rio Grande para a construção de cinco novas subestações, a expansão de rede de distribuição de energia e a implantação de novas redes.
Também foi apresentado o andamento do programa Minas Trifásico na região, que resultou na conversão de mais de 314 quilômetros de rede rural monofásica em sistema trifásico.
Na programação do primeiro dia da feira multissetorial foi realizada reunião da Sociedade Civil Organizada, que discutiu, dentre outros temas, projeto apresentado pela Aciu em 2017, visando criar um grande centro de logística em Uberaba. No mesmo evento, o consultor Raphael Souza destacou a necessidade de digitalizar as lojas na área central da cidade, fortalecendo o comércio através de plataformas de vendas on-line.
Na solenidade de abertura, a prefeita Elisa Araújo (PSD) aproveitou o discurso para ressaltar as ações do governo voltadas ao setor empresarial para impulsionar a atração de investimentos. “Fizemos o Mini Distrito Alfredo Freire, o Distrito Industrial IV, e agora o Distrito Industrial V vai se tornar realidade, porque nós já adquirimos a área, ofertando mais oportunidades para as empresas que estão instaladas em Uberaba poderem prosperar e crescer”, disse.