TRANSPORTE

Com previsão de investir R$ 30 bi, VLI antecipa renovação da concessãoda ferrovia em Uberaba

Marconi Lima
Publicado em 14/08/2025 às 20:49
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O governo federal oficializou o acordo com a VLI Logística para a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A informação foi publicada pelo Diário do Comércio, de Belo Horizonte.

Conforme a publicação, o Ministério dos Transportes enviou ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o aceite da proposta. Após a aprovação técnica do acordo pela agência, o plano de outorgas será submetido ao Ministério para aprovação e, em seguida, protocolado no Tribunal de Contas da União (TCU). Pelo novo contrato, a VLI permanecerá na administração da FCA por mais 30 anos.

Segundo o Diário do Comércio, um dos fatores decisivos na proposta da companhia foi à garantia de continuidade da operação no trecho Minas–Bahia, que liga Corinto (MG) a Campo Formoso (BA).

O acordo encerra um longo processo de negociação, iniciado em 2015. O contrato atual de concessão da FCA termina em agosto de 2026. A nova parceria prevê R$30 bilhões em outorgas e investimentos, dos quais R$12 bilhões serão destinados a Minas Gerais.

Em Uberaba está o maior terminal da VLI, considerado parte fundamental do Corredor Centro-Sudeste, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro.

Atualmente, o terminal é responsável pelo transporte e armazenagem de grãos e pela movimentação de açúcar, caracterizando-se como um dos maiores e mais modernos terminais de carga da América Latina.

Integrado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e composto pelos Terminais Integradores Uberaba (um dos maiores e mais modernos da América Latina, voltado para açúcar e grãos) e Guará (exclusivo para o transbordo de açúcar), esse corredor engloba importantes regiões produtoras do país, além de ser uma das principais rotas de exportação do Brasil por meio do Porto de Santos e, também, do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita – Tiplam, cuja capacidade foi aumentada em seis vezes para dar mais agilidade ao escoamento de carga dos clientes.

Além da movimentação de fertilizantes, o Tiplam permite o escoamento de soja e açúcar e oferece uma alternativa inovadora e competitiva para a movimentação de produtos do agronegócio em Santos. Além de São Paulo e de trechos de Minas Gerais, o corredor Centro-Sudeste também engloba parte de Goiás e o Distrito Federal. 

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