O antigo prédio do Centro de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), localizado atrás do Hospital Regional, passou por adequações para dar suporte ao atendimento a emergências para desafogar a UPA São Benedito
A unidade de pronto-atendimento provisório funcionará 24 horas, sete dias por semana (Foto/Reprodução/G1)
Prefeitura confirmou a entrada efetiva em funcionamento nesta quarta-feira (18) da unidade de pronto-atendimento provisória. A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) e o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, inclusive, visitarão as instalações da unidade na manhã desta quarta para conferir o início das atividades.
O antigo prédio do Centro de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), localizado atrás do Hospital Regional, passou por adequações para dar suporte ao atendimento a emergências para desafogar a UPA São Benedito.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, os trabalhos de acolhimento ao público começaram em modelo piloto na terça-feira (17) e a equipe médica já estava mobilizada no local desde a véspera para atendimento a pacientes com casos leves e moderados. “Tinha algumas questões estruturais e de informática que não sabíamos se daria tempo de concluir, mas abrimos as portas e teve um movimento pequeno, como um teste drive, ontem, para aprimoramos eventuais falhas no sistema”, disse.
O titular da pasta informou que a equipe já permaneceria de plantão na madrugada até a manhã desta quarta-feira, quando a unidade entra em operação efetivamente.
A unidade de pronto-atendimento provisório funcionará 24 horas, sete dias por semana. De acordo com as informações da Prefeitura, a equipe conta inicialmente com 23 profissionais por dia. O serviço será gerenciado pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para dar suporte na assistência à população.
O local onde a unidade está instalada conta com sala de acolhimento, consultórios médicos, farmácia, posto de coleta de exames laboratoriais, sala de observação, sala de isolamento, sala de estabilização de pacientes e outros espaços para acolhimento dos usuários.
A decisão de abrir a unidade provisória 24 horas foi tomada porque a UPA do Mirante ainda está fechada à espera de reparos e existe uma tendência de aumento nos casos de Covid-19 no início do ano. Desta forma, o atendimento em local alternativo foi prometido pela Prefeitura para evitar superlotação na UPA São Benedito.