Prefeitura estaria arcando com déficit mensal em torno de R$300 mil a R$400 mil para custear o serviço de coleta de lixo em Uberaba. A informação é do vereador Caio Godoi (Solidariedade), ressaltando que a situação deverá ser analisada no escopo da Comissão Especial de Investigação (CEI) referente ao gerenciamento regional do lixo.
Godoi salientou, que o contrato com concessionária foi assinado no ano passado, mas ela não começou a prestar o serviço efetivamente. Com isso, houve a contratação emergencial de uma empresa e o custo é maior do que a receita arrecadada com a tarifa de lixo, cobrada na conta de água. “Hoje, o serviço é deficitário. A gente arrecada menos que o custo do serviço. O déficit mensal gira em torno de R$300 mil a R$400 mil. Este é um ponto que tem que ser analisado pela CEI”, posicionou.
Conforme o parlamentar, até o momento a Prefeitura estaria arcando com recursos próprios para cobrir o déficit e manter a prestação do serviço. No entanto, ele pondera que a situação pode resultar em ônus para o consumidor no futuro. “Se continuar da maneira que está, tem a previsão de que o município vai ter que reajustar a tarifa de resíduos em quantidade considerável”, alegou.
Além disso, Caio afirmou, que foram apresentadas planilhas de cálculo que mostram que o serviço poderia estar sendo prestado de forma mais barata, e a CEI também deverá se aprofundar na análise dos números.
Outro ponto que será avaliado é a multa contratual de R$7 milhões prevista, caso a Prefeitura de Uberaba desistisse de integrar o consórcio para o gerenciamento regional do lixo. Segundo ele, o montante deveria ter sido contestado pela atual administração. “Para os outros municípios que aderiram, as multas giram em torno de R$50 mil”, disse.