Sacramento e Conceição das Alagoas devem ser as próximas cidades a começar a ser atendidas pela concessionária do gerenciamento do lixo, conforme informações do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande).
Segundo o órgão, as prefeituras dos dois municípios já encaminharam a documentação necessária para a emissão da ordem de serviço à concessionária, porém ainda não foi anunciada data para o início da prestação de serviço pela empresa. “A análise dos documentos está sendo finalizada e a ordem de serviço será emitida o quanto antes para Sacramento e Conceição das Alagoas”, informa a nota.
Em relação às outras cinco cidades que fazem parte da concessão, o Convale informou que Delta não encaminhou os documentos para a emissão da ordem de serviço e os municípios que são atendidos pela Copasa ainda estão com pendências em relação ao contrato de gestão comercial necessário para viabilizar a cobrança da tarifa de lixo na conta de água.
Por enquanto, a concessionária do gerenciamento do lixo está prestando serviços apenas para Uberaba. Ordem de serviço parcial foi emitida em janeiro para o atendimento ao município. Apesar da situação, o Convale assegurou que não há custos extras para Uberaba. “A cidade não estará pagando pelos outros municípios e nem pagando a mais pelos outros não terem iniciando ainda. A tarifa arrematada no leilão já abrangia todos os oito municípios, com o mesmo valor”, manifestou o órgão.
A ordem de serviço não foi emitida para todas as cidades devido às dificuldades para fechar os contratos de gestão comercial, que estabelecem a relação entre o banco, a concessionária e a companhia de saneamento para divisão dos valores referentes a cada uma das partes depois do pagamento da fatura pelo consumidor.