Além da passagem inferior da BR-050 que liga os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes, a Eco050 deve promover intervenções em outros pontos nas marginais, o que vai melhorar a mobilidade urbana
Com repasse do trecho urbano da BR-050 formalizado em julho deste ano à concessionária da rodovia, a expectativa da prefeita Elisa Araújo (PSD) é que a obra da passagem inferior entre os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes seja retomada no início de 2025.
O imbróglio referente à conclusão da obra se arrasta por quatro anos. A empresa contratada para o serviço abandonou o canteiro e deixou o viaduto inacabado. Com isso, tratativas foram feitas para que a concessionária da rodovia assumisse o trecho e finalizasse a estrutura.
Segundo a chefe do Executivo, após a formalização do repasse do trecho, a previsão, inicialmente, seria a retomada da obra ainda este ano, mas a concessionária revisou o cronograma e programou para o início de 2025 os trabalhos para a conclusão da passagem inferior sob a BR-050.
Além da obra esperada por quatro anos, a prefeita salientou que outros serviços serão executados pela concessionária no trecho urbano da rodovia, como uma intervenção no trevo e a conexão das marginais à BR para assegurar a mobilidade urbana.
Histórico. A passagem inferior para interligar os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes fazia parte do pacote de obras de travessia urbana, que se arrastam desde o fim de 2016. Na época, o serviço foi paralisado porque a primeira empresa contratada alegou dificuldades financeiras e abandonou o canteiro de obras.
Com isso, uma nova licitação foi realizada ainda na gestão do ex-prefeito Paulo Piau para selecionar outra construtora para conclusão da obra, que estava prevista para ser entregue em novembro de 2020. Porém, os trabalhos se arrastaram e houve diversas paralisações até que a empresa substituta manifestou que não conseguiria concluir o serviço.
As penalidades foram aplicadas porque a empreiteira deixou de executar 27% dos serviços previstos no contrato. Para minimizar os transtornos, a Secretaria de Serviços Urbanos executou com máquinas e equipe próprias aplicação da nova capa asfáltica na pista para liberar o tráfego no trecho da rodovia, o que posteriormente, após assumir o trecho, foi recapeado pela concessionária. Entretanto, a passagem inferior do viaduto está inacabada até hoje.