O representante das concessionárias de ônibus ressaltou que a pandemia de Covid-19 provocou uma queda no volume de passageiros
O número de usuários não voltou ao mesmo patamar observado antes da pandemia de Covid-19 (Foto/Arquivo JM)
Com queda de número de passageiros, concessionárias de ônibus venderam veículos e reduziram frota em operação na cidade. A informação foi revelada pelo presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Uberaba (Transube), André Campos, em entrevista ontem à Rádio JM.
O representante das concessionárias de ônibus ressaltou que a pandemia de Covid-19 provocou uma queda no volume de passageiros e, mesmo com o fim das restrições de circulação, o número de usuários não voltou ao mesmo patamar observado em 2019.
Campos posicionou que o balanço dos últimos 12 meses mostrou que, atualmente, o número de pessoas transportadas representa entre 70% e 75% da quantidade que utilizava o serviço antes da pandemia.
Desta forma, o presidente da Transube manifestou que as empresas também precisaram se adequar para equilibrar os custos, o que levou à redução da frota em Uberaba. “Estamos com 83% da frota que rodava antes [da pandemia]”, disse.
Segundo Campos, os veículos que não seriam mais necessários foram até vendidos pelas concessionárias de transporte coletivo. “Diminuímos a frota, senão o impacto seria muito maior [na tarifa de ônibus]. Porque os custos gerais aumentaram e a quantidade de passageiros está menor”, acrescentou.
O representante das concessionárias não especificou a quantidade de veículos. Porém, conforme dados publicados no ano passado pelo Jornal da Manhã, a frota existente antes da pandemia era de 137 ônibus. Já em novembro do ano passado, a informação era de um total de 115 veículos.