Obra da ZPE deveria ser entregue no início novembro, mas com aditivo a construtora tem até 2 de janeiro para concluir o serviço (Divulgação)
Prazo para conclusão de obra da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é prorrogado até o início do ano que vem. Prefeitura concedeu aditivo de dois meses para a empresa responsável pela execução do trabalho, adiando até 2 de janeiro de 2024 a data-limite para finalizar a implantação da segunda etapa de infraestrutura da ZPE. Também houve mais um acréscimo no valor e o contrato agora totaliza R$6.905.655.41 para prestação de serviço.
O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Pedro Arduini, explicou que o prazo extra de 60 dias foi necessário para finalizar a execução das calçadas dentro do empreendimento e também para adequação solicitada pela Receita Federal em uma das salas na entrada da ZPE.
De acordo com o engenheiro, apesar do prazo até janeiro de 2024, a previsão é que a obra da segunda etapa da infraestrutura na ZPE seja finalizada em dezembro e entregue à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para os trâmites de lançamento.
Por enquanto, não há data programada para a inauguração e entrada em operação da ZPE Uberaba. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, salientou que é preciso o aval do governo federal antes de começar a instalação de empresas no local. “Depois de toda a obra física 100% pronta, o Ministério e a Receita têm que vir fazer uma inspeção final e dar o aceite da obra. A partir daí, podemos começar a instalação de empresas”, disse.
Uma empresa já assinou protocolo de intenções para instalação na ZPE Uberaba. Em janeiro deste ano, a FertMinas foi a primeira a formalizar o interesse em investir no local.
A empresa especializada em aditivos para fertilizantes já atua em Uberaba, mas projeta investimento em torno de R$30 milhões para a construção de unidade na ZPE local. Pelo documento, a empresa receberá três lotes de 5 mil metros quadrados cada um para a instalação na futura ZPE. A perspectiva é empreendimento que gere 100 empregos diretos na cidade.