(Foto/Divulgação)
Balanço da Secretaria de Educação (Semed) aponta que mais de 6 mil pessoas participaram do II Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro, durante os três dias de evento. Com programação diversificada que incluiu oficinas, palestras, apresentações científicas e a V Conferência Municipal de Educação, o Congresso se consolidou como o maior encontro educacional da região, com a participação expressiva de profissionais de todas as áreas que compõem a rede municipal de ensino.
A secretária municipal de Educação, Juliana Petek, justificou que a decisão de ampliar o Congresso para abarcar todos os profissionais que integram a educação reforça o compromisso da Secretaria em reconhecer a diversidade de funções essenciais para o pleno funcionamento das nossas escolas.
“A primeira pessoa que abre os portões da escola faz parte da Educação. A merendeira faz parte da Educação. O motorista que acorda cedo e busca os nossos alunos também é Educação. São todos agentes que respiram Educação todos os dias e fazem o melhor para atender as nossas crianças. Essa visão mais ampla e integrada do fazer educativo fortalece a rede e promove um ambiente mais democrático e colaborativo, e resultou no sucesso do Congresso”, declarou a secretária.
A numeração do Congresso foi contestada por duas ex-secretárias de Educação, Silvana Elias (governo Paulo Piau) e Sidneia Zafalon (primeiro governo Elisa Araújo). Ambas lembraram as edições 25 e 26, foram realizadas em 2021 e 2022, respectivamente. Na época, com o nome de Congresso dos Educadores.
A Semed justificou que a denominação adotada para o evento atual, o II Congresso de Educação, reflete o reconhecimento do papel de todos os profissionais que compõem a rede educacional no município.
Durante as atividades desenvolvidas no atual Congresso, ocorreram oficinas pedagógicas e entre os temas estavam a humanização na sala de aula, acolhimento de pessoas com necessidades específicas, escuta docente, ioga, comunicação não violenta, combate ao racismo e muito mais.
Também ocorreu a apresentação de 61 trabalhos científicos por profissionais da educação, na presença de mais de 250 ouvintes, e uma edição especial do Congresso na “Concha Acústica”, que foi animada pela apresentação de Glau Mineira.
No último dia, o Congresso começou com a V Conferência Municipal de Educação, que reuniu mais de 800 participantes para debater metas e desafios da educação em Uberaba para a próxima década, em articulação com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), instituições do Ensino Superior e a rede privada.
Ainda durante a cerimônia de encerramento, foram entregues as premiações do concurso Professor Destaque, que reconheceu o empenho e a dedicação dos educadores em atividades exemplares.
Além da premiação em dinheiro, os cinco professores de cada categoria receberam o selo de Embaixador da Educação, símbolo de reconhecimento pelo trabalho realizado nas escolas municipais.