Lideranças jovens aguardam publicação de editais para consolidação do Conselho Municipal de Juventude. Projeto está aprovado há quase dois anos, mas até agora a Prefeitura não iniciou a convocação de entidades interessadas em indicar representantes para o órgão.
De acordo com o presidente do PMDB Jovem, Rafael Mendes, a demora ocorreu por falta de consenso entre os partidos da base aliada em relação às seis vagas que serão preenchidas por indicação do Executivo. Ele informa que o grupo já fechou consenso. Ofício foi protocolado para a chefia de gabinete com os nomes do PT, PCdoB e do próprio PMDB para as cadeiras.
Com a resolução política, Mendes espera a abertura dos editais para chamar integrantes de movimentos sociais, estudantis, ONGs e entidades de classe à participação no conselho. “Agora a pendência não é mais dos partidos. É do governo”, declara.
A reportagem do Jornal da Manhã tentou ouvir a chefe-de-gabinete Angela Mairink sobre o processo para efetivação do conselho. Através da assessoria de imprensa, ela posicionou apenas que existem encaminhamentos a serem dados na segunda-feira (19) e só a partir daí terá informações.
Além das seis indicações do Executivo, serão levantados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Uberaba), do Sindicato Rural, da Aciu, de grêmios estudantis, de Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs), de ONG ligada à área da juventude, movimentos religiosos, culturais e sindicais. Ao todo são 15 membros titulares, com os respectivos suplentes. O mandato será válido por dois anos.